Prefeitura realiza projeto de arborização com espécies frutíferas em escolas municipais
A Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Viveiro Municipal, está desenvolvendo projetos de arborização das escolas municipais. A iniciativa tem como foco proporcionar a melhoria no paisagismo proporcionando um ambiente mais equilibrado, com plantio de espécies frutíferas, como jabuticaba, nêspera, acerola, pitanga, peladinha e outras variedades.
O projeto é personalizado a cada unidade de ensino e podem ser requeridas ao Departamento de Clima, que através de seus técnicos avaliam a melhor espécie a ser plantada considerando o espaço disponível.
Realizada a preparação do solo e o plantio das espécies as unidades escolares ficam responsáveis pela sanidade das espécies, com adoção da prática de irriga-las e acionar o viveiro municipal para apoio técnico.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana, o projeto tem como principal objetivo promover a educação ambiental e incentivar o contato das crianças com a natureza. “Queremos despertar, desde cedo, a conscientização sobre a importância das árvores e da preservação ambiental. Além de tornar o ambiente escolar mais agradável, o projeto incentiva o cuidado coletivo e o respeito à natureza”, destacou.
Atualmente já foram implantadas 13 mudas em duas escolas municipais e dez aguardam a implantação dos novos paisagismos, que serão realizadas ao longo dos próximos meses.
