Pindamonhangaba realiza lançamento oficial das obras de desassoreamento do Rio Una

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou nesta quarta-feira (23), no gabinete do prefeito, o lançamento oficial das obras de desassoreamento do Rio Una. O evento foi voltado para jornalistas e contou com a presença de representantes do Governo do Estado, além de uma visita técnica ao canteiro de obras, com autoridades municipais.
Com investimento total de R$ 3,38 milhões, provenientes do programa estadual Rios Vivos, a intervenção prevê a limpeza de 4.112 metros do curso d’água, com a retirada de aproximadamente 34,9 mil m³ de sedimentos. O objetivo é aumentar a capacidade de vazão do rio, prevenindo alagamentos em vias estratégicas que ligam Pindamonhangaba, Taubaté e Tremembé.
O secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana, destacou a relevância da ação: “Essa é uma obra de grande importância, pois irá beneficiar não apenas Pindamonhangaba, mas também as cidades vizinhas que utilizam essas rotas. A desobstrução do rio trará mais segurança para o tráfego e reduzirá o risco de enchentes”, afirmou.
Entre os pontos mais críticos afetados por alagamentos está a Rodovia Amador Bueno da Veiga, que, em períodos de chuva intensa, chegou a ter reflexos até na Rodovia Presidente Dutra, entre os quilômetros 100 e 101, comprometendo o tráfego regional.
Para o prefeito Ricardo Piorino, além da prevenção de enchentes, a obra impulsiona o desenvolvimento urbano da região. “Estamos solucionando um problema histórico, garantindo mais segurança para quem trafega entre os municípios e criando condições para pensar em novos projetos de mobilidade e desenvolvimento naquela área”, destacou.
A previsão é de que os trabalhos no Rio Una sejam concluídos até novembro de 2025. O programa Rios Vivos, coordenado pela SP Águas e vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), do Governo do Estado, já revitalizou 253 cursos d’água em 158 cidades paulistas desde 2023, com a remoção de mais de 3,5 milhões de m³ de sedimentos e investimentos superiores a R$ 208 milhões. A representante do Governo do Estado no evento foi Angelita Monteiro, Gerente da Vertente Mantiqueira e Serra.