Pinda participa de oficina sobre manejo de javali em Passa Quatro
Prefeitura integra construção de plano regional para controle da espécie exótica invasora
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Relações Institucionais, participou de uma oficina sobre a elaboração do Plano Específico de Prevenção, Erradicação, Controle e Monitoramento do Javali, promovida pelo Núcleo de Gestão Integrada da Serra da Mantiqueira.
O objetivo da oficina foi construir um material técnico a ser aplicado na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e servir como documento-base para os 27 municípios abrangidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por se tratar de um animal nocivo ao meio ambiente, à saúde pública, à pecuária e à agricultura, além de ser vetor de pragas, o manejo do javali é autorizado pelo IBAMA e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, devendo seguir um protocolo rígido de abate, destinação das carcaças e cumprimento de normas sanitárias.
“A elaboração de um plano específico, que sirva de base para aplicação nos municípios, nos auxiliará no manejo da espécie exótica presente em Pindamonhangaba, lembrando que são animais de grande porte, sem predador natural e com alto potencial de impactos negativos ao meio ambiente, à saúde, à pecuária e à agricultura”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana.
O secretário de Relações Institucionais, Rodrigo Lóssio, destacou o alinhamento entre as esferas de governo. “Estamos bem avançados na elaboração do Plano Municipal de Manejo do Javali e esta oficina nos auxilia na consolidação das informações em nível federal e estadual, garantindo que Pindamonhangaba atue de forma integrada e eficiente no controle da espécie”, declarou.