Box da Reciclagem apoia empreendedorismo e produção artesanal de cachaça

Box da Reciclagem apoia empreendedorismo e produção artesanal de cachaça

A iniciativa da Prefeitura de Pindamonhangaba, com o box da reciclagem, começa a derivar ações para reciclagem de embalagens para suprir produção artesanal de cachaça, com mais uma ação inovadora do projeto.
O secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, explicou que o funcionamento de mais uma parceria se dá “a partir da captura de garrafas de vidro compatíveis com o envase de aguardente produzida artesanalmente no município. Assim, o Box da reciclagem destinará as garrafas que estiverem aptas ao produtor, que fará o processo de tratamento e higienização, para envazar na sequência”.
A pinga gourmet produzida será destinada a especialista na bebida, denominado “sommelier de cachaça”, que são profissionais capacitados para avaliar a qualidade de diferentes produtos, usando as técnicas da análise sensorial e da degustação.
“A iniciativa coloca a produção em outro patamar, rebatendo o preconceito e principalmente reduzindo o custo do produtor artesanal, nosso alvo na distribuição de uma cachaça diferenciada, hoje chamada cachaça gourmet”, disse Wagner Jose de Oliveira, pesquisador e sócio fundador da Caipirarte, primeira rede de Caipirinha gourmet do Brasil, nascida em Pindamonhangaba.
“A ação da Prefeitura e Box da Reciclagem é um alento ao pequeno empreendedor, uma medida inovadora, o famoso pensar fora da caixa”, completou Sergio Alvarenga, pequeno produtor artesanal.
“A ação de inovar pode acontecer em pequenos detalhes do processo. Neste caso, resultou no fomento à produção artesanal. Uma ação simples que trará grande resultado na cadeia produtiva”, completou Danilo Velloso.