27/10 - Masterplan apresenta remodelação e melhorias para Parque da Cidade

Masterplan apresenta remodelação e melhorias para Parque da Cidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, apresentou dia 26 de outubro o projeto Masterplan, que prevê a reestruturação e otimização das áreas do Parque da Cidade.
A empresa Evoluir, responsável pelo projeto, apresentou um vídeo e várias imagens das áreas atuais e proposituras futuras do Parque da Cidade, além dos conceitos básicos determinantes envolvidos no estudo. Dentre várias propostas de melhorias inseridas no projeto estão a ampliação do lago, área para apresentações artísticas, centro de exposições, centro de educação ambiental, bosque de flores, ampliação das pistas de caminhada/ciclovia, plantio de mais árvores, construção de novas quadras de esporte, de tênis, mais duas entradas, com bolsões de estacionamento, dentre outros.
De acordo com Fernando Monteiro e com arquiteto Nicolas Le Roux, da Evoluir, as propostas priorizam o aproveitamento das edificações e estrutura já existentes, além da construção de novas áreas, aproveitando ao máximo as características do Parque.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, disse que o Masterplan é uma ideia conceito de como pode vir a ser o Parque da Cidade. “O masterplan visa entender as características e vocações das áreas do Parque, que hoje tem apenas 1/3 de sua área total em uso. Agora, realizada a apresentação do projeto, podemos trabalhar na elaboração dos projetos executivos e detalhados das futuras intervenções e posteriormente na captação de recursos e busca de parceiros para viabilização das melhorias”.
De acordo com ela, “as soluções apresentadas visam contemplar meio ambiente, esporte, lazer, cultura, turismo, saúde e proporcionar um ambiente que acolha a todos e traga mais qualidade de vida à população. A empresa analisou aspectos de topografia, vegetação, solo e a estrutura existente, além das opiniões da população trazidas através dos próprios servidores que trabalham no parque, mas também de uma pesquisa pública realizada ano passado de forma virtual”, completou.
O vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, destacou a estrutura já existente no parque e disse que as melhorias são fundamentais para o futuro. “O parque é muito bem administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e já realizamos algumas melhorias no local. Diversos trabalhos já foram feitos e temos ainda muito a fazer para deixar o local cada vez melhor para a população”.
O prefeito Dr. Isael Domingues afirmou que “o Parque da Cidade precisa ser ainda mais atrativo, cheio de opções, para beneficiar o maior número de pessoas nas mais diversas atividades. Chegamos com o Masterplan agora e nos reunimos para essa apresentação, do que imaginamos para o futuro do Parque da Cidade. Um trabalho digno da cidade, digno da população de Pindamonhangaba”.
O prefeito explicou que o “local já possui vários pontos de atração, mas pode ser explorado de forma melhor, oferecendo mais serviços para a população, mais atividades, porque tem um potencial enorme. Nos enche de orgulho olhar tudo que já fizemos no Parque, todas as melhorias realizadas e ficamos entusiasmados, esperançosos com tudo que ainda podemos realizar e que será um marco na cidade e na região. Assim, pretendemos fazer intervenções homogêneas, ampliando e aproveitando o que temos, o contato com a natureza, para termos um espaço democrático, para convivência das pessoas, um parque educativo, colocando as pessoas em contato com soluções sustentáveis, com preservação do meio ambiente e da história local, e que dê suporte para as atividades da Prefeitura e da sociedade, nas áreas de esporte, cultura, lazer, educação e entretenimento”, acrescentou Dr. Isael.
Ele ressaltou que o Masterplan foi realizado sem custos ao poder público e foi viabilizado através de parcerias com empresas da cidade que doaram toda a sua concepção para que a Prefeitura coloque em prática.
Diversos secretários participaram do evento, bem como os vereadores José Carlos Gomes – Cal (presidente da Câmara), Magrão, Regininha, Rogério Ramos, Julinho Car, Renato Cebola e Marco Mayor.