22/09 - Meio Ambiente e Educação comemoram Dia da Árvore na Escola Maria Apparecida Camargo de Souza, no Ribeirão Grande

Na última quarta-feira, dia 21 de setembro, Pindamonhangaba comemorou com diversas ações o Dia da Árvore. As Secretarias de Meio Ambiente e de Educação se uniram e realizaram uma singela homenagem na escola municipal Prof. Maria Apparecida Camargo de Souza, localizada no bairro Ribeirão Grande.
O objetivo da ação foi aliar ação cívica à educação ambiental, além, claro, de evidenciar o protagonismo social em prol da sustentabilidade do planeta para estas e às futuras gerações, de acordo com o que a ONU pontua em sua agenda 2030.
A ação contou com a presença dos sargentos Martins e França do Batalhão Borba Gato, Paulo Ricardo (secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente), Cíntia Ramos (assessora do Parque Trabiju), Ana Caetano (gestora regional da Secretaria Municipal de Educação), Aline Zeferino e Lara Santos (Associação do Bairro Ribeirão Grande e CONAPAM - Conselho da APA da Mantiqueira), Robson Luis e Adriana Prestes (fundador e responsável técnica do Grupo Mater de Ação de Fauna, respectivamente).
Após as apresentações de breves currículos dos convidados às crianças, foram entoados os hinos do Brasil e de Pindamonhangaba. Em seguida, as autoridades comentaram sobre a importância da data, celebrada no calendário nacional e na sequência, as crianças plantaram mudas de acerola e de amora.
Outra ação realizada foi a caminhada ecológica, com saída da escola numa verdadeira aventura refrescante, oportunizando a todos sentir o ar puro do Ribeirão e apreciar os morros verdejantes.
A caminhada culminou no Ponto Rural, onde foram plantadas mais mudas frutíferas, por meio de um projeto de compensação ambiental. “A empolgação das crianças e adultos em plantar não foi pequena e a caminhada de volta à escola foi um retorno triunfante, pois todos registraram a gratificante sensação de estarem contribuindo com o planeta, assim como reza a história do passarinho que tenta apagar um incêndio florestal carregando água no bico, pois somos pequenos, mas não impotentes quando o assunto é ajudar”, afirmou a secretaria de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.