06/06 - Inscrições para “Composta Pinda” terminam dia 17 de junho

As inscrições para o programa Composta Pinda, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, terminam no dia 17 de junho. O programa irá contemplar famílias interessadas em realizar a compostagem em suas casas, oferecendo todo o suporte. As inscrições devem ser feitas pelo 1 DOC, assunto programa Composta Pinda.
Todas as instruções e normativas estão no site oficial da prefeitura, o www.pindamonhangaba.sp.gov.br, clicando em secretarias, opção Secretaria de Meio Ambiente, selo Composta Pinda.
A iniciativa visa incentivar a gestão dos resíduos sólidos orgânicos do município por meio da compostagem. Cerca de 50% do lixo orgânico gerado pelos munícipes são compostos por material orgânico, que é um resíduo nobre oriundo da nossa alimentação, sendo esta técnica uma forma de conscientizar a população e promover a prática da compostagem, através de informações e orientações que ajudem a multiplicá-la na comunidade em que vivem e contribuir com o meio ambiente.
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, a compostagem é um processo simples e natural de reciclagem de matéria orgânica, realizada através de microorganismos que transformam os resíduos biodegradáveis em fertilizante rico em nutrientes – que se chama composto. Para tanto, é necessário um recipiente chamado composteira, que é um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio, que não possui cheiro, não atrai insetos, nem animais indesejáveis.
Uma boa alternativa a ser utilizada em casas, apartamentos, escolas, indústrias, feiras, supermercados e outras áreas, para diminuir o envio de resíduos para aterros sanitários e que proporciona a produção de adubo, que poderá ser utilizado em hortas, vasos e plantas.