Secretaria de Habitação valoriza servidores com ações do Setembro Amarelo

Secretaria de Habitação valoriza servidores com ações do Setembro Amarelo

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Habitação, promoveu, na terça-feira (16), no Palacete 10 de Julho, um encontro especial em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida.
O evento contou com a parceria do Departamento de Atenção ao Trabalhador (DAT) e foi marcado por uma palestra ministrada pela psicóloga e servidora Vanessa, que abordou de forma acolhedora e esclarecedora a importância do cuidado com a saúde mental.
A ação contou ainda com a colaboração de diversas secretarias municipais e parceiros, como a Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima (doação de mudas), Secretaria do Meio Ambiente (doação de terras orgânicas com compostagem), Secretaria de Cultura e Turismo (doação de livros para a criação do “Espaço da Leitura”), Fundo Social Animal e Cepatas (doação de amostras de ração para os pets sociais da comunidade) e de empreendedores locais, que possibilitaram a realização do evento.
Para reafirmar seu compromisso em valorizar a vida, cuidar da saúde mental e investir no bem-estar, fortalecendo a rede de apoio e garantindo serviços públicos mais humanos para toda a população. Desde o início do mês, sob coordenação da diretora de Habitação, Monique Dias, a Secretaria de Habitação vem realizando diversas ações voltadas ao bem-estar dos servidores, reforçando que cuidar de quem atende a população é também garantir serviços públicos mais humanos e eficientes.
Para cumprirem essas ações com eficácia, estabeleceram algumas metas, como:

* Valorização dos servidores – reconhecimento ao papel essencial dos técnicos sociais e administrativos no atendimento habitacional.
* Sensibilização sobre saúde mental – incentivo ao diálogo aberto, combate ao estigma e valorização da vida.
* Transparência com a população – mostrar que a Prefeitura também se preocupa com o bem-estar de seus trabalhadores.
* Integração com políticas públicas – alinhamento com os ODS da ONU, especialmente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).
* Fortalecimento institucional – reforço da imagem da Secretaria como inovadora, humana e comprometida.
* Exemplo para outras áreas – incentivo para que demais secretarias realizem iniciativas semelhantes.

Para o secretário de Habitação, Francisco César Chicão, o Setembro Amarelo é essencial para reduzir o preconceito associado aos transtornos mentais. “Reforça a ideia de que a vida deve ser sempre valorizada e que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Investir em grupos sociais, rodas de conversa e qualidade de vida significa investir em serviços públicos mais humanos, eficientes, sustentáveis e acolhedores”, destacou.
Já o secretário adjunto de habitação, Rogério Rodrigues, destacou a importância do apoio mútuo entre os servidores. “Devemos reforçar a importância do bem-estar mental, criar um ambiente de apoio e incentivar o diálogo aberto entre os funcionários. Pedir ajuda é um ato de coragem, e cuidar da saúde mental é uma responsabilidade de todos”, ressaltou.

WhatsApp Image 2025-09-17 at 16.08.12 WhatsApp Image 2025-09-17 at 16.08.12 (1)

WhatsApp Image 2025-09-17 at 16.08.13 WhatsApp Image 2025-09-17 at 16.08.13 (2)