10/08 - Pinda entrega 169 títulos de regularização na Vila São Benedito

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Habitação, Programa Meu Bairro é Legal, realizou a segunda etapa da entrega de títulos de regularização fundiária da Vila São Benedito, na terça-feira (8), na quadra do campo do Colorado. A ação, realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo via Fundação Itesp, beneficiou 169 famílias da Vila São Benedito.
Durante a entrega dos títulos (107 de interesse social e 62 de interesse específico), o chefe de gabinete da diretoria do Itesp, Lucas Bressanin, disse que “o título é a garantia e proteção do imóvel. Traz dignidade, garante a herança, segurança jurídica e garante que o bem que vocês suaram para construir tenha um real valor de mercado. Porque quando tem o título registrado em cartório, você tem total garantia que seu imóvel vai valer o que você suou para conquistar”.
Assim como ele, o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, também ressaltou a segurança jurídica e a valorização dos imóveis. “O título é a garantia legal do imóvel. Vocês podem ficar em paz porque o imóvel está protegido. Além disso, essa documentação também valoriza o imóvel e o próprio bairro, agrega valor de mercado ao imóvel. Dá dignidade e respeito às famílias”, declarou.
O morador Cosme Francisco da Silva agradeceu pela regularização. “Fico muito feliz com isso porque é um grande sonho. Faz 39 anos que moro aqui e vi muita gente prometendo regularizar e nunca saía. Agora, recebi a documentação das mãos do Dr. Isael. Estou muito agradecido à Prefeitura e ao Itesp por isso. Sei que meu imóvel está protegido, legalizado, com documentos e isso dá tranquilidade para minha família”, destacou.
Dr. Isael explicou que “o município já regularizou mais de 2.000 imóveis em locais como Paulino de Jesus I e II, a própria Vila São Benedito, Campininha, Mossoró e Karina-Ramos, e ainda trabalha em outros locais, que devem beneficiar outras 2.000 famílias de bairros como Feital, Bairro das Campinas, Mandu, Santa Cecília, João Tamborindeguy, Goiabal, Ribeirão Grande e Padre Rodolfo, além de outros 40 processos de interesse específico, dentre outros”.
O prefeito também agradeceu ao apoio do Governo do Estado, via Itesp, à equipe da Secretaria de Habitação e à Câmara de vereadores. “Obrigado ao governador Tarcísio de Freitas, ao diretor Guilherme Piai, ao coordenador Dr. Antonio Carlos Dias, ao gerente professor Senna, e a nossa equipe que atua na regularização: secretário Felipe César, João Gontijo, Germano e todos os servidores envolvidos no processo de regularização. Quero também agradecer a parceria com a Câmara, ao presidente Norberto Moraes, ao vereador Cal, que é aqui do bairro, a Regininha, ao Magrão, todos do distrito de Moreira César, e ao Felipe Guimarães, que também está aqui conosco”.
Ao fim, Dr. Isael ainda ressaltou que o trabalho de regularização é inédito em Pindamonhangaba. “Nossa gestão criou o programa Meu Bairro é Legal e aqui na Vila São Benedito o trabalho começou no ano de 2020. Em 2022 entregamos os primeiros 241 títulos. Agora, mais 169, e estão previstos mais cerca de 100 imóveis para serem regularizados aqui na Vila”, afirmou.