07/06 - Secretaria de Habitação destaca parceria com EDP para ampliar acesso à Tarifa Social

O Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou tratativas junto à Empresa EDP para apoiar as famílias em vulnerabilidade social no acesso à Tarifa Social.
A Tarifa Social oferta até 65% de desconto na conta de energia elétrica, sendo um programa do Governo Federal voltado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único e para pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
A Van da Boa Energia da EDP já visitou o Conjunto Habitacional Bem Viver em Pindamonhangaba no mês de maio, regularizando o fornecimento de energia e firmando acordos de quase 100 famílias. O objetivo é que esse atendimento seja ampliado para beneficiar também moradores dos bairros Araretama, Castolira e outros do Distrito de Moreira César.
Em Pindamonhangaba, são 11 mil famílias cadastradas na Tarifa Social, sendo que já está disponível a inclusão de novas famílias inscritas no Cad Único.
A empresa EDP ressalta que furtar energia ou fraudar o medidor de energia elétrica é crime e as famílias interessadas em regularizar essa situação devem procurar a agência de Pindamonhangaba, que fica localizada na rua Dr. Gustavo de Godoy, 159 - Centro.
Para a Diretora de Habitação, Monique Dias, é muito importante as parcerias que visam ajudar a população em vulnerabilidade social e a ampliação da Tarifa Social é uma ação que pode apoiar na economia das despesas com energia elétrica de famílias inscritas no Cad Único.

Quem tem direito?
Têm direito à tarifa social de energia elétrica pessoas nas seguintes condições:
• Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda per capita de até meio salário mínimo nacional.
• Famílias inscritas no Cadastro Único com renda de até 3 três salários mínimos, que tenha membros que dependem de equipamentos elétricos essenciais à vida, como aparelhos de respiração artificial, também têm direito ao benefício.
• Idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Vale destacar que desde de janeiro de 2022, as famílias inscritas no Cadastro Único e no Benefício de Prestação Continuada – BPC já são cadastradas automaticamente na tarifa de energia elétrica. Estima-se que esse benefício atinja 23 milhões de famílias em todo o Brasil.
Para ter acesso a Tarifa Social basta estar com o Cadastro Único atualizado e preencher o cadastro direto no site da EDP: https://www.edp.com.br/tarifa-social/#AncoraFormularioTarifaSocial ou procurar a agência da EDP levando toda a documentação pessoal e da família.
Em caso de duvidas acesse: https://www.edp.com.br/ ou ligue EDP 0800 721 0123