Sistemma assume coleta de lixo em Pinda e garante contratação de trabalhadores da Renovar

Sistemma assume coleta de lixo em Pinda e garante contratação de trabalhadores da Renovar

Coleta de lixo vai voltar ao normal na sexta-feira (27); na quinta-feira (26) região central é atendida normalmente

 

A empresa Sistemma Serviços Urbanos, que vai assumir os trabalhos de limpeza, coleta e destinação de lixo em Pindamonhangaba, a partir do dia 2 de julho, vai contratar os funcionários que atualmente estão Renovar – atual responsável pelos serviços. Serão contratados os funcionários que desejarem fazer parte do quadro da nova empresa e não tiverem impedimentos legais.
Na tarde de quinta-feira (26), uma reunião realizada na Prefeitura, entre membros da administração municipal, dos sindicatos dos condutores e dos coletores, e das duas empresas definiu detalhes do processo de rescisão contratual dos funcionários e da nova contratação.
Após a reunião na Prefeitura, os participantes se dirigiram ao pátio da Renovar e a direção da empresa informou aos trabalhadores do que foi decidido. Eles concordaram com o desfecho da reunião.
Com a rescisão realizada pela Renovar, todos os trabalhadores garantirão os benefícios trabalhistas. Além disso, a Sistemma poderá contratar funcionários que já estão acostumados com a forma de coleta e todos os detalhes do processo, que se manterá o mesmo – inclusive com os mesmos bairros, dias e horários realizados pela Renovar.

 

Coleta de lixo é retomada na tarde de quinta-feira

Após a reunião com a empresa, os trabalhadores da Renovar concordaram em retomar ainda na quinta-feira (26) o serviço de coleta de lixo em Pindamonhangaba, que foi paralisado no período da manhã do dia 26. Na quinta-feira, no entanto, a coleta ocorreu na região central e alguns bairros.
Na sexta-feira (27) os serviços voltam ao normal em todos os bairros que fazem parte da programação para sexta-feira.

 

Empresa Sistemma é contratada de forma emergencial

A empresa Sistemma Serviços Urbanos vai assumir de forma emergencial o contrato do serviço, que atualmente é executado pela Renovar Saneamento. Na cotação de mercado realizada pela Prefeitura com quatro empresas, a Sistemma apresentou a melhor proposta.
A nova empresa vai manter a programação atual da coleta de lixo, com os mesmos dias, horários e valores.
O contrato com a Renovar existe desde 2022 e foi renovado em 2023 e 2024. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura notificou a empresa para apresentação de certidões necessárias para a renovação do contrato em 2025. Tendo em vista a não apresentação da documentação, o contrato atual encerra-se dia 1º de julho próximo.
Em virtude disso, a Prefeitura iniciou processo de contratação emergencial, para que a população continue com os serviços normalmente. “O município não rescindiu o contrato com a Renovar, apenas não renovamos por falta de documentação da empresa”, disse o secretário de Governo e Serviços Públicos, Thiago Gonçalves ‘Magrão’.
Segundo ele, o contrato emergencial tem validade de um ano, podendo ser interrompido a qualquer momento, assim que um novo contrato entrar em vigor. “Nossa equipe técnica já está trabalhando no processo de uma nova licitação com finalidade de contratar empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo. Enquanto esse processo não for finalizado, teremos o serviço de forma emergencial com a Sistemma”, completou Thiago Magrão.
Sobre a empresa contratada de forma emergencial, ele ressaltou que ela já presta serviços de limpeza urbana em 10 municípios, dentre eles uma capital: Belo Horizonte-MG, Uberaba-MG, Contagem-MG, Unai-MG, Aparecida de Goiânia-GO, Valparaiso-GO, Anápolis GO, Caldas Novas-GO, Londrina-PR e Ibiporã PR.
Dentre os serviços contratados está a coleta de lixo. Atualmente são recolhidas cerca de 3.200 toneladas de lixo por mês em Pindamonhangaba, podendo chegar a 3.757 toneladas/mês, de acordo com estabelecido no contrato.