11/08 - Armazém da Lagoa será entregue quinta-feira na abertura do 'Blues na Praça'

11/08 - Armazém da Lagoa será entregue quinta-feira na abertura do 'Blues na Praça'

O Armazém da Lagoa – nome que será dado ao antigo galpão da Central do Brasil na praça Sete de Setembro, será inaugurado na quinta-feira (11), às 19 horas, durante a abertura do 'Blues na Praça'.
O espaço recebeu um novo layout, com decoração de interior que valoriza sua cultura e história. A área vai receber móveis modernos, alguns em cores diversificadas para gerar contraste entre a arquitetura antiga, propiciando um ambiente harmonioso e aconchegante para atrações.
“A intenção de usar o nome Armazém da Lagoa é porque no passado a região onde é o prédio da Central do Brasil, praça Barão Homem de Melo, indo até a Albuquerque Lins, era conhecida como Alto da Lagoa, pois era o ponto mais elevado de uma região onde havia muitos brejos. Assim vamos usar esse nome para fazer o resgate e valorizar esta história, trazer uma lembrança aos mais antigos de como a região era conhecida, para que a memória continue viva, usando o termo lagoa no local”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues.
Inclusive, no passado, a rua Albuquerque Lins era conhecida como rua da Lagoa.
Sobre o uso da palavra ‘armazém’, seu significado pode ser encontrado em dicionários, que classificam como ‘construção de amplas dimensões e sem divisões internas’, ou seja, um sinônimo para galpão.
O galpão que será chamado de Armazém da Lagoa era utilizado até meados da década de 1960 como curral para abrigar animais que eram transportados pelos trens da ferrovia, principalmente gados que eram levados a matadouros ou a propriedades de criadores.
Após ser inaugurado e utilizado durante o Blues na Praça como ponto para a Feira ArteEncanto, o Armazém da Lagoa será um espaço multidisciplinar, para vários eventos do município, principalmente de cultura, turismo, educação, como exposição de quadros, livros, feiras culturais, ações de dança, música, espaço de artes, dentre outros, inclusive a intenção é que a partir do último final de semana de agosto, sempre aos sábados e domingos, existam apresentações culturais, musicais e de arte, aproveitando o chamamento da Secretaria de Cultura e Turismo.
O local possui infraestrutura que poderá atender a necessidade dessas atividades, como banheiros, área para acesso de pessoa com deficiências e outras características, o que torna o Armazém da Lagoa um completo centro de atividades culturais.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.