09/08 - Prefeitura lança modernização do sistema de iluminação pública que substituirá mais de 23 mil luminárias por LED

09/08 - Prefeitura lança modernização do sistema de iluminação pública que substituirá mais de 23 mil luminárias por LED

A Prefeitura de Pindamonhangaba lançará nesta quinta-feira (11) o programa de modernização e eficientização do parque de iluminação pública que prevê a substituição de mais de 23 mil luminárias convencionais por LED.
Em pouco de mais 120 dias, após a chegada dos equipamentos, a maioria dos pontos de iluminação pública do município estará eficientizados por modernas luminárias LED. Essa troca trará ao município uma economia na conta de luz na ordem de 60%, estimada em R$ 330 mil por mês, bem como o aumento significativo do “brilho” da cidade, aumentando em mais de 120% o índice de iluminamento em todas as ruas e avenidas.
O contrato já foi assinado com a empresa Ilumitech Construtora, vencedora da licitação pública realizada pelo município, e tem duração de 5 anos. Durante o período a empresa realizará todo o georreferenciamento, etiquetamento dos postes e a troca de relés, luminárias e grande parte dos braços de iluminação pública.
A modernização de todo o parque de iluminação do município foi contratada em regime de locação de ativos, que após o final do contrato são transferidos integralmente para o ativo da Prefeitura. Além disso, o contrato inclui também a instalação de luminárias decorativas de LED em praças e espaços públicos, bem como refletores para quadras e áreas esportivas, monumentos e prédios públicos em geral.
“Esse contrato irá trazer mais segurança para nossa cidade, valorização dos imóveis e o serviço será executado de forma mais econômica, rápida e eficiente para nossa cidade que em menos de seis meses terá seus pontos de luz com LED”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.
Gestor do contrato, o secretário de Governo e Serviços Públicos, vice-prefeito Ricardo Piorino, ressaltou que com essa ação Pindamonhangaba estará elevada a um patamar diferenciado. “O prefeito Dr. Isael sempre nos cobra para fazer o melhor. Não basta fazer, tem que fazer bem feito, com economicidade e qualidade. O ganho será muito grande e toda cidade receberá iluminação de primeiro mundo trazendo mais segurança e um visual moderno”, afirmou Piorino.

Inovação
Uma das grandes inovações do contrato assinado é a instalação de cinco postes de “smart city”. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Vale do Paraíba e a segunda no Brasil que contempla num único poste: iluminação pública eficiente, câmeras de monitoramento, ponto Wi-Fi, telas de informação e publicidade, botão de pânico, e alojamento para antenas 5G, dentre outras funcionalidades.
Com esse novo contrato Pindamonhangaba dá mais um grande passo no programa Cidade Inteligente e se prepara para a nova fase de implantação de telecomunicações no Brasil. A cidade se capacita para ser modelo para o Brasil com tecnologia inovadora, econômica e acima de tudo alinhada com a legislação vigente no país, através da utilização do poste como vetor de capilaridade de expansão do 5G, substituindo a luminária, sendo mais econômico e eficaz.

Sobre a empresa
Pertencente ao Grupo Lara, a Ilumitech, foi fundada em Salvador (BA) e conta com mais de 20 anos de atuação no mercado. O Grupo Lara conta com experiência e diversidade de atuação nos segmentos de iluminação pública, saneamento, geração de energia limpa e saúde pública.
A Ilumitech atua na iluminação pública, gerindo e realizando a manutenção em mais de 650 mil pontos em cidades como Salvador, Natal, Osasco (SP), Jaboatão (PE), entre outras importantes cidades em sete estados do País.
Estarão presentes no evento os sócios e diretores da empresa, Paulo Bellotti – (Comercial) e Felipe Scalabrini (Operações), bem como o Gerente do Contrato Engº Júlio Trizzi e parceiro da tecnologia, representante da empresa STYA, José Vazquez.
O lançamento e apresentação do trabalho pela empresa Ilumitech acontecerá na próxima quinta-feira às 10h, no Auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.