28/11 - Pinda sedia treinamento de Defesa Civil para 39 cidades

Pindamonhangaba recebeu nos dias 22 e 23 de novembro a 8ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2022/2023 da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
As oficinas ocorrem no auditório da UniFunvic – polo Dutra – e reuniram centenas de representantes das Defesas Civis de 39 cidades da região.
A Direção da Defesa Civil informou que a iniciativa tem o objetivo de proporcionar aos agentes e gestores estaduais e municipais de proteção e defesa civil, conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos e desastres.
O treinamento contou com instrução técnica do Corpo de Bombeiros sobre montagem de gabinete de crise da polícia ambiental sobre as ocorrências relativas ao período. O centro de informações estratégicas em vigilância em saúde trouxe as doenças infecciosas relacionadas ao verão.
Ainda ouve participação da Climatempo, que discorreu sobre as condições meteorológicas, além da a CEPDEC apresentar o tema montagem de abrigos provisórios e uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Ao término do evento, seguindo os critérios estabelecidos pela defesa civil estadual, os municípios receberam um kit de equipamentos para auxiliar nas atividades de Defesa Civil.
Durante a abertura, o diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, Michel Cassiano, disse que “o município tem buscado qualificação para atender os casos com mais agilidade e eficiência, e tem recebido muito apoio do prefeito Dr. Isael e do vice Piorino, que investem de forma irrestrita na Defesa Civil”.
O vice prefeito, Ricardo Piorino, que representou o prefeito Dr. Isael Domingues no evento, agradeceu a presença da direção da Defesa Civil do Estado e afirmou que “Pindamonhangaba está aberta a receber e apoiar todas as ações do órgão, para qualificar as equipes da região, permitindo que as ocorrências sejam atendidas com ainda mais agilidade e eficiência, priorizando o salvamento de evitar e prevenção de desastres, além de outras ações da Defesa Civil”.
Piorino elogiou a direção da Defesa Civil pelo apoio ao município. “A defesa Civil do Estado é uma grande parceira e está sempre pronta para nos auxiliar. Recentemente fizeram vistoria em pontos e no viaduto central, atendendo nosso chamado com muita rapidez e empenho”, finalizou.