27/06 - Empresa concessionária da área azul devolverá dinheiro do cartão até quinta-feira dia 30

A empresa Estapar, concessionária que administrou o estacionamento rotativo da cidade de Pindamonhangaba até o último dia 13 de junho, está realizando a devolução do dinheiro do usuário que tem o cartão recarregável de créditos até o próximo dia 30 (quinta-feira).

Para realizar esse procedimento, o usuário deverá comparecer no escritório da empresa, localizado à rua dos Andradas, 70. Para os usuários que utilizavam o aplicativo da empresa, os valores serão devolvidos junto à operadora do cartão de crédito.
A Estapar operou no município por dois contratos consecutivos, portanto atuou no município por 20 anos, vencendo assim as duas últimas concorrências. Nesta oportunidade, o contrato foi encerrado tendo em vista já ter sido renovado uma vez, não sendo permitida nova renovação (apenas se participar de nova concorrência), conforme a legislação em vigor,
A Prefeitura de Pindamonhangaba esclarece que está trabalhando em um novo projeto básico para nova concessão, que se encontra em tramitação junto à Secretaria de Segurança Pública e deverá ser implantado ainda em 2022.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Fabrício Pereira, o objetivo é realizar o processo licitatório de um novo sistema, mais moderno e com a implantação de novas tecnologias que possibilitem um melhor serviço à população.
O estacionamento rotativo pago, em vias e logradouros públicos, é um importante instrumento de ordenamento do uso do solo viário urbano, sendo hoje a melhor opção utilizada pelas cidades para democratizar o uso de vagas e amenizar a carência de vagas de estacionamento em regiões comerciais e de serviços.
Em Pindamonhangaba, o Sistema de Estacionamento Rotativo é regulamentado desde 1998 pela Lei Municipal nº 3.429, que além de democratizar o uso do espaço público, viabiliza a ampliação da disponibilidade de vagas em áreas congestionadas, já que aumenta a oferta através da limitação do tempo de utilização, garantindo maior número de veículos estacionados por vaga existente, melhorando a fluidez do tráfego.
Nos últimos 20 anos, a empresa Estapar ofereceu soluções para facilitar a jornada dos motoristas da cidade e seus visitantes, realizando satisfatória prestação de serviços e contribuindo para a mobilidade urbana da região, alinhada com as políticas públicas do município e atendendo os requisitos técnicos da prestação de serviços constantes em contrato.