25/07 - IBGE finaliza capacitação em Pinda e agentes começam trabalho nas ruas de Pinda a partir de agosto

25/07 - IBGE finaliza capacitação em Pinda e agentes começam trabalho nas ruas de Pinda a partir de agosto

Foi finalizada na última sexta-feira (22), na Escola Estadual João Martins de Almeida em Pindamonhangaba, a fase presencial do curso de capacitação dos futuros recenseadores convocados pelo IBGE que irão atuar no Censo 2022 no município.
O período de aprendizado teve carga horária de oito horas e durou cinco dias, se encerrando na sexta-feira (22). Em Pinda foram treinados 126 recenseadores com 12 instrutores e o processo de contratação acontecerá nesta semana para que o trabalho de coleta em campo possa iniciar no próximo dia 1º de agosto. Ao longo dos próximos três meses, a expectativa é que seja realizada a entrevista em cerca de 59 mil residências no município.
“Também aproximamos esse treinamento presencial do início da coleta para que o conhecimento que o recenseador acaba de adquirir fique ‘fresco’ na cabeça dele”, complementa o gerente substituto de Treinamentos de Censos, Miguel Montenegro.
Após a avaliação de aprendizagem os candidatos estão aptos a cumprir a função de recenseador e entrevistar os moradores durante a coleta. Sua jornada de trabalho mínima deve ser de 25 horas semanais e a remuneração é por produção, podendo variar de acordo com o tempo dedicado ao serviço e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.
O Censo Demográfico deveria ter acontecido em 2020, entretanto, em virtude da pandemia, será realizado neste ano, com a aplicação do questionário que irá traçar o perfil da população e identificar a realidade do município.
No Brasil serão visitadas 75 milhões de residências e a coordenação do IBGE ressalta a importância da recepção da população nas respostas durante a abordagem. Os agentes do IBGE serão identificados com a utilização de uma sacola, colete, boné e crachá com identificação personalizada.