17/11 - Museu recebe exposição de arte sacra

17/11 - Museu recebe exposição de arte sacra

Percorrendo cidades como Santos, Caraguatatuba, Piraju e São José dos Campos, chega em Pindamonhangaba a exposição ‘Testemunho da Religiosidade: entre Anjos, Santos e Cruzes’, que ficará de 17 de novembro a 13 de fevereiro no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
Assinada pelo ceramista Carlo Cury e Coletivo, a exposição foi pensada depois de uma visita do artista a Cusco/Peru e de sua percepção da expressividade religiosa daquele lugar e a íntima ligação com nossa cultura. Durante a viagem, a tradição cultural peruana de ‘vestir as imagens e cruzes’ chamou atenção do artista e serviu para direcionar a exposição. Um coletivo de fé, bordadeiras profissionais, estilista e devotos foram convidados a vestirem as obras feitas por Carlo, imprimindo identidades e revivendo memórias.
“A exposição dialoga muito bem com a expressividade do Vale do Paraíba. Vai trazer uma relação entre o espectador e as peças, porque está linkado com a questão da fé”, comenta Cury.
‘Testemunho da Religiosidade’ conta com 23 peças, sendo 14 obras de arte sacra, com santos com braços articulados e cobertos por mantos, duas cruzes vestidas, três castiçais e quatro banners.