Prefeitura de Pinda lança plataforma que permite ao cidadão acompanhar obras
A Prefeitura de Pindamonhangaba está utilizando um novo sistema digital, que permite maior controle e eficiência na fiscalização de obras, monitoramento das etapas, além de permitir que o cidadão também faça o acompanhamento de todos os serviços, desde o início da obra até a finalização.
Por meio da plataforma eletrônica ObrasGov, tanto os técnicos da Prefeitura quando os cidadãos e os órgãos fiscalizadores (Tribunal de Contas, Ministério Público e Câmara de Vereadores) poderão usar o celular um ou computador e acessar as informações sobre uma obra.
“Bastará acessar o link do sistema pelo site da Prefeitura ou via QR Code, que o cidadão terá acesso às principais informações da obra, como valor, empresa contratada, prazo de execução, etapa do serviço, acompanhar as fotos e outros dados. É mais uma forma de garantirmos transparência das nossas ações e oferecermos ao cidadão o conhecimento de todas as obras que são contratadas pela Prefeitura”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.
A Secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, explicou que o corpo técnico da Prefeitura, com fiscais, engenheiros, arquitetos e técnicos da Prefeitura também irão acessar a plataforma, que será aberta ao público. “É uma ferramenta que facilita a execução e a precisão dos trabalhos dos fiscais, fornecendo um panorama financeiro e técnico do andamento da obra, inclusive com fotos e relatórios. De forma resumida, é mais uma ferramenta que iremos disponibilizar para a modernização dos sistemas de gestão da Prefeitura”.
Durante reunião de apresentação da plataforma na última semana, o prefeito Dr. Isael informou que “se trata de mais um passo para transparência ao cidadão, com agilidade e precisão. É um controle fundamental e que os permite um ganho cada vez maior em gestão pública com eficiência, responsabilidade e transparência. Mais uma vez a Prefeitura de Pindamonhangaba larga na frente de outros municípios em tecnologia e nos tornamos destaque e referência”, completou Dr. Isael.
A plataforma estará disponível a todos nos próximos dias. Atualmente, a equipe da Secretaria de Obras e Planejamento está em processo de alimentação do sistema, com cadastro das obras e informações complementares.