23/12 - Prefeitura pede ao Estado recursos para finalizar asfalto do Shangri-lá

A Prefeitura de Pindamonhangaba está acertando junto ao Governo do Estado de São Paulo os recursos para finalizar a pavimentação asfáltica do bairro Shangri-lá. Nesta quarta-feira (22), o prefeito Dr. Isael Domingues, acompanhado da secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, foi recebido em audiência no Palácio dos Bandeirantes pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi.
A primeira fase da obra foi executada no último semestre de 2020 pela empresa KGP Construtora Ltda e contemplou a pavimentação asfáltica em sete ruas do bairro: ruas 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20, que também receberam os serviços de construção de todos os sistemas de drenagem, necessários para garantir a adequada captação de águas pluviais.
“Apresentamos o projeto executivo da obra e com os recursos garantidos pelo Estado na casa dos R$ 15 milhões iremos abrir a licitação para definir a empresa que executará as obras. Agradeço aos nossos interlocutores, os deputados André do Prado e Márcio Alvino e sobretudo ao governador João Dória e vice Rodrigo Garcia que estão ajudando Pindamonhangaba”, afirmou o prefeito.
Ponte da Sapucaia
O prefeito aproveitou a audiência e despachou outras demandas junto ao Governo do Estado, dentre elas a solicitação de recursos para intervenção na Ponte do Sapucaia, localizada no Distrito de Moreira César.
As ações estão orçadas em aproximadamente R$ 2,6 milhões e serão importantes para o escoamento da produção desta área rural e para atender as empresas de mineração da região.
Via Estrutural
Outra reivindicação apresentada refere-se à solicitação de recursos para a execução da Via Estrutural, uma importante obra de mobilidade urbana que irá promover o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. A obra irá interligar a SP 62 (Rod. Abel Fabrício Dias – próximo à Coruputuba), passando ao lado da metalúrgica GV até a região do Feital (próximo à indústria Novelis), chegando na segunda fase até a Rodovia Presidente Dutra.
O investimento total do empreendimento é de R$ 40 milhões e a primeira fase está orçada em R$ 23 milhões. A obra terá também a participação da MRS Logística que incluiu em seu plano de renovação da concessão do transporte ferroviário a execução de um viaduto sobre a linha férrea.
“É necessário pensar lá na frente, pois hoje a GV está ampliando sua produção, a Novelis tem proposta de duplicação da sua planta e precisamos dar acessibilidade a essa região”, afirmou Dr. Isael.
Rodovia Caio Gomes
A Prefeitura de Pindamonhangaba ainda protocolou o pedido para construção de uma ciclovia na rodovia Caio Gomes Figueiredo. A Estrada é utilizada como acesso à zona rural e recebe um intenso tráfego de ciclistas e romeiros em seu acostamento estreito. “Essa obra é importante para trazer mais segurança aos usuários e também para incrementar o turismo da cidade. Nossa intenção é que a ciclovia ligue a Ponte do Paraíba até a Rodovia Floriano Pinheiro, que acessa Campos do Jordão”, disse o prefeito.
Rotatória no Tenda
Outra solicitação foi a liberação da rotatória do Tenda no trecho da Rodovia Manoel César Ribeiro para que o município possa executar as melhorias no trânsito dessa região, uma vez que a posse do espaço é do Governo do Estado. Segundo o prefeito, o projeto está pronto e os recursos para essa melhoria estão garantidos no orçamento do município.