05/02 - Prefeitura lança programa “Pinda Voluntária” aberto à sociedade civil
A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, na quinta-feira (1), o lançamento do programa “Pinda Voluntária” que abre o voluntariado já realizado na gestão para a sociedade civil. A iniciativa tem à frente o Instituto Dadivar, uma organização da sociedade civil que representa o coração do grupo Dadivar, conjunto de iniciativas sociais.
A principal função do Instituto é garantir a essência social em cada uma das vertentes do Grupo Dadivar. A missão do instituto é “estimular o investimento social de qualidade, em iniciativas voltadas à educação e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens e estimular o voluntariado nacional, para o bem de todos”. O grupo tem como sócio fundador e CEO, Enzo Celulari.
A apresentação do novo programa em Pindamonhangaba por realizada na UniFasc, que cedeu seu espaço para a realização do evento. O palestrante Roberto Ravagnani apresentou a iniciativa e ele ficará responsável pela coordenação das ações na cidade. Administrador, Jornalista, radialista, palestrante internacional, especialista em engajamento, responsabilidade social, voluntariado, sustentabilidade e ESG. Ele tem formação em ODS na Espanha e como Porta Voz pela ONU, diversas formações em voluntariado em Portugal e Espanha. Formado na arte da palhaçaria hospitalar por Patch Adans e outros grandes mestres. Único brasileiro ACREDITADO pelo Movimento Ibero Americano de responsabilidade social e sustentabilidade, como especialista em voluntariado, eleito em 2022 como uma das 15 vozes mais importantes da América Latina sobre o tema. Mentor de programas de gestão de voluntariado, Prof. De voluntariado no México e Guatemala, Diretor da Rede Filantropia, CEO do VOL e associado do Grupo DADIVAR, CEO da R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana, Coordenador Global do Fórum Ibero americano de Voluntariado Estratégico, associado ao Instituto Brasileiro de ESG, conselheiro de voluntariado e ESG do Instituto IS de Taubaté e membro do conselho de ESG do CRC – SP.
Com a apresentação do programa, a partir de março deste ano o voluntariado já realizado com os comissionados da gestão municipal desde 2018 também passará a ser coordenado pelo instituto, que irá fornecer coletes e bonés para identificar os voluntários. Atualmente, o voluntariado dos comissionados da gestão municipal ocorre aos finais de semana no Parque da Cidade, Bosque da Princesa, CEPATAS, Parque Trabiju, Estação Cidadania e Museu, somando 295 voluntários que, somente em 2023 trabalharam juntos, voluntariamente, por 5.696 horas, equivalentes a 237,33 dias.
A previsão é ampliar os locais que receberão os voluntários em unidades públicas e também atender as OSCs locais com a divulgação de vagas e encaminhamento de voluntários, assim como abrir mais horários e oportunidades. O trabalho voluntário contribui como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social, bem como aproxima a população do poder público e facilita o entendimento e apoio aos grandes desafios de uma sociedade.
Durante o mês de fevereiro, o programa será formatado, para ser colocado em prática em março. As informações estão no site www.pindavoluntaria.org.br.
Participaram da cerimônia de lançamento o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, diretor da Unifasc Eduardo Aguiar, secretários, adjuntos, diretores, chefes de divisão e assessores da Prefeitura. O prefeito, que é um entusiasta do voluntariado e que implantou a ação na gestão municipal, resumiu a importância do voluntariado em uma frase: “Quanto mais útil eu for, mais feliz eu serei”.