21/10 - Prefeitura lança programação do Dia de Doar em Pinda

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou na quinta-feira (20) uma live para lançar a programação municipal do Dia de Doar.
A transmissão foi realizada pelo Facebook e Youtube da Prefeitura às 10 horas e contou com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Cláudia Domingues, da coordenadora nacional do Dia de Doar, Carolina Farias, do presidente da Câmara José Carlos Gomes – Cal, da vereadora Regininha e do vereador Magrão.
A presidente do FSS, Cláudia Domingues disse que “O Dia de Doar é uma oportunidade de fazer o bem a quem mais precisa. Seja por meio de uma doação de alimentos, produtos, roupas, brinquedos, serviços ou até mesmo uma conversa, para dar atenção às pessoas que precisam, que estão acamadas ou nos lares. Se trata de uma data muito importante para nos lembrarmos que podemos ser solidários, ajudar as pessoas e fazer o bem”.
A coordenadora nacional do Dia de Doar, Carolina Farias, afirmou que “a data é realizada como um movimento por uma cultura de doação, ou seja, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia”.
O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, destacou o sentimento de ajuda ao próximo e melhoria na vida das pessoas. “Quando ajudamos uma pessoa, além de gerar um benefício para quem recebe esse auxílio ou para uma instituição, beneficiamos a nós mesmos. Nos sentimos melhores, mais felizes, mais uteis e solidários com o outro. Gera felicidade. É um gesto humano, solidário e que proporciona melhoria na vida das pessoas. Valorizo muito o trabalho voluntário, sou voluntário, implantamos uma ação voluntária na Prefeitura no início da minha gestão e temos 100% de participação, de envolvimento, de dedicação. Isso tem oportunizado um enorme ganho para a cidade, para as pessoas e para o serviço público”.
Ações municipais
Em Pindamonhangaba, o Dia do Doar foi instituído no calendário oficial através da Lei Nº 6.494 de 19 de novembro de 2021, que objetiva a promoção da cultura da doação filantrópica de forma a mobilizar pessoas, instituições, empresas e através dessa data incentivar atividades relacionadas em órgãos públicos.
Para esse ano, as ações terão parceria com a Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba (ACIP) e outras entidades que serão divulgadas no decorrer da campanha. Está programada a realização de um Pedágio Social na região central, ações de conscientização e incentivo para que a população destine sua Nota Fiscal Paulista para entidades sociais e promoção de doação de alimentos junto às escolas municipais e empresas que serão revertidas para o Fundo Social do município.
Neste ano, o Dia de Doar será comemorado no dia 29 de novembro, última terça-feira do mês. No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014, o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente e é sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).