Petição visa conferir medalha de ouro a João do Pulo nas Olimpíadas de Moscou, em 1980

Petição visa conferir medalha de ouro a João do Pulo nas Olimpíadas de Moscou, em 1980

A cantora e compositora Adyel Silva, filha de Adhemar Ferreira da Silva, vencedor de duas medalhas olímpicas, lançou uma petição para reverter a medalha de bronze de João do Pulo nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, em ouro.
A petição será lançada oficialmente dia 15 de outubro, data que em completa 50 anos do recorde estabelecido por João do Pulo no salto triplo dos Jogos Pan Americanos de 1975, na Cidade do México.
A petição, que pode ser assinada pelo link https://c.org/vV5ZYMF6sT, é denominada “Justiça Para João do Pulo”
O ato é direcionado ao Comitê Olímpico Internacional (COI). O pedido exige a revisão e reparação de uma do resultado das provas do salto triplo na Olimpíada, em que João do Pulo ficou com a medalha de bronze após seu principal salto ser anulado por árbitros soviéticos, e o ouro e a prata foram para dois atletas locais.
Na ocasião, João do Pulo era detentor do recorde mundial e favorito a vencer a prova.
A filha do João do Pulo, Thais Evelyn Fonseca de Oliveira, disse que a reparação é importante para reconhecer o verdadeiro vencedor da prova. “A reparação reconheceria a injustiça que mudou a vida do meu pai. Essa medalha é nossa. Obrigado mais uma vez à Prefeitura e a toda cidade de Pindamonhangaba, reafirmando compromisso e respeito com a história de João do Pulo, nosso Herói da Pátria”.
A Prefeitura de Pindamonhangaba vem apoiando a iniciativa, assim como teve participação direta nos pedidos de inclusão do nome de João do Pulo no Livro Herois da Pátria, além do título de Embaixador da Cidade e da realização de vários atos em homenagem ao ex-recordista mundial, como um novo monumento em sua homenagem.