Irmãos de Pinda conquistam medalhas no Panamericano de Para Jiu-Jitsu

Os irmãos Matheus e Davi Avelar, atletas do projeto Ferroviária Jiu-Jitsu para Todos, que conta com parceria da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMELP), representaram Pindamonhangaba com destaque no Campeonato Panamericano de Para Jiu-Jitsu, realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Matheus Avelar da Silva, de apenas 15 anos e paraplégico, conquistou o vice-campeonato em sua categoria. Faixa azul, o jovem atleta enfrentou um adversário mais experiente, de 45 anos, faixa marrom com um grau. Mesmo diante da diferença de idade e experiência, Matheus iniciou a luta com determinação, abriu o placar, mas acabou vendo o oponente reverter a disputa. A experiência, no entanto, não diminuiu seu espírito de superação: Matheus já foca sua preparação para o Campeonato Mundial, em São Paulo, e o Campeonato da ADCC, que acontecem em dezembro, em Buenos Aires, na Argentina.
No domingo (28), foi a vez de Davi Avelar brilhar nos tatames. Em uma luta emocionante, o atleta chegou a aplicar a finalização nos segundos finais, mas um erro de arbitragem comprometeu o resultado, e ele também ficou com o vice-campeonato panamericano.
O professor Júlio Fonseca, responsável pelo projeto Ferroviária Jiu-Jitsu para Todos, ressaltou a importância da participação dos atletas. “É muito importante esses campeonatos, pois eles representam um exemplo de superação. O Matheus, por exemplo, mostra que mesmo diante das dificuldades, é possível conquistar grandes feitos. Ele evolui não apenas como atleta, mas também como pessoa. O mesmo vale para todo o grupo, que cresce a cada experiência, seja com vitórias ou derrotas. Agora é seguir treinando forte para o Mundial e o Campeonato da ADCC na Argentina, e tenho certeza de que virão grandes resultados”, ressaltou. “Agradeço à SEMELP, ao clube e associação da Ferroviária, ao vereador Felipe Guimarães, a todos os senseis, pais e atletas pelo apoio e dedicação. Esses campeonatos são exemplos de superação”.
O pai dos atletas, William Avelar, também comemorou o desempenho dos filhos. “É uma alegria imensa ver o Matheus e o Davi conquistando resultados tão importantes. Cada luta é um aprendizado e uma vitória para nossa família. Tenho muito orgulho deles e sei que continuarão evoluindo ainda mais, levando o nome de Pindamonhangaba e do projeto para o mundo”,
destacou.