08/02 - Jogos Regionais 2023 serão realizados em Pinda e previsão é receber 4 mil atletas

Pindamonhangaba será sede, de 6 a 15 de julho, da 65º edição dos Jogos Regionais da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. Cerca de 40 municípios paulistas irão participar, competindo em 23 modalidades esportivas e com previsão de participação de 4 mil atletas.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMELP) já iniciou as ações para a organização do maior evento esportivo da região. Todos os espaços esportivos públicos da cidade, como os Centros Esportivos João do Pulo e Zito e os ginásios Juca Moreira, Quadra Coberta, Cidade Nova, Araretama, Alto Tabaú e Luiz Caloi serão utilizados.
“Estamos planejando todo o trabalho juntamente com nossa equipe e, provavelmente, também iremos buscar outros espaços como a Quadra do Salesianos e o Ginásio da Ferroviária”, afirmou o diretor Administrativo e Financeiro da Semelp, Antônio Macedo Gíudice.
As delegações dos municípios participantes serão alojadas nas 36 escolas estaduais e em algumas escolas municipais que possuem estrutura para alojar, bem como escolas particulares e faculdades.
Na última semana, a SEMELP e a Secretaria de Governo e Serviços Públicos realizaram o primeiro encontro para discutir o trabalho prévio de preparo dos equipamentos públicos.
Os Jogos Regionais têm por objetivo favorecer a prática esportiva nos municípios do estado de São Paulo. “Nossa cidade receberá do governo estadual recursos para revitalizar os espaços esportivos, compra de materiais esportivos, de informática e de limpeza. Além disso, durante a realização dos jogos serão contratados serviços de segurança, limpeza, elétrica, hidráulica, som, informática, alimentação, iluminação, impactando diretamente na economia da cidade, que também será beneficiada com a estadia dos atletas e familiares”, afirmou o secretário de Esportes, Everton Chinaqui.
História - Esta será a sétima vez que Pindamonhangaba recebe uma edição de Jogos Regionais. A primeira vez que isso aconteceu foi em 1961, ocasião em que o município não tinha nenhum ginásio esportivo. Em regime de urgência, o então prefeito Manoel César Ribeiro determinou a construção do Ginásio da Quadra Coberta, que mais tarde, de forma justa, recebeu seu nome.
O jornalista João Paulo Ouverney relembra uma curiosidade quando a cidade recebeu os jogos pela primeira vez. “O professor Una contava que faltavam poucos dias para o início dos jogos e convocaram diversas pessoas da população para pregarem pregos nos tacos que iam compor o piso. A cidade era pequena e a Prefeitura não contava com orçamento robusto e nem tinha muitos funcionários”.
Posteriormente, o município recebeu outras edições dos Jogos Regionais em 1971, 1986, 1996, 2003 e pela última vez em 2011, quando a cidade se sagrou Campeã de forma inédita.
“Para nós, é uma honra receber atletas de grandes cidades da região e do Estado e realizar uma competição desse nível. Vamos movimentar nossa economia e o turismo, justamente no mês que comemoramos o aniversário da cidade. Com certeza, sob o comando do prefeito Dr. Isael vamos realizar uma edição histórica”, afirmou o vice-prefeito Ricardo Piorino.
"Nossa cidade vem se destacando em todos os setores e o Esporte não é diferente. Para nós será um desafio e um orgulho promover o melhor Jogos Regionais de todos os tempos. Estamos alinhados com o Governo do Estado para receber os atletas e os turistas e contamos com a torcida da nossa população, apoiando as equipes representantes de nossa cidade, em todos os jogos", afirmou o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues.