02/08 - Terminal Rodoviário de Moreira César será inaugurado nesta quinta-feira

Espaço contará também com área gastronômica e base da GCM 24 horas; empresa que irá administrar e operar o terminal será conhecida em agosto

O Distrito de Moreira César receberá nesta quinta-feira (4) mais um importante equipamento de serviço público: a inauguração do Terminal Rodoviário. Localizado ao lado da Vila dos Afetos, a obra recebeu investimento de R$ 3,4 milhões e foi concluída pela empresa Convale Construtora.
A nova rodoviária do Distrito atende uma demanda planejada no plano de mobilidade urbana do município e teve sua construção coordenada e acompanhada pela Secretaria Municipal de Obras e Planejamento.
O terminal tem cerca de 8.500 m², entre plataformas, área de circulação e o prédio em si, que totaliza uma área coberta de 2.600 m². A plataforma de embarque e desembarque conta com 07 vagas, além de área de estacionamento para ônibus. O prédio contará com área administrativa, com vestiários e copa para funcionários, sanitários públicos acessíveis, fraldário, espaços para locação de pontos comerciais e espaço destinado à área de alimentação, bem como com um Posto da Guarda Civil Metropolitana 24 horas no local para atendimento à rodoviária e toda população do Distrito. O estacionamento contará com área para táxis e futuramente para motoristas de aplicativos e área de carga e descarga para serviços.
“Trata-se de um projeto inovador que lançamos em 2019 e agora torna-se realidade visando trazer o destaque que o Distrito de Moreira César merece, com mais conforto aos munícipes usuários do transporte público”, afirmou a secretária de Planejamento, Marcela Franco.
Segurança - Responsável pela gestão do transporte público de Pindamonhangaba, a Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que a empresa concessionária do transporte público atenderá com ponto de embarque e desembarque as linhas urbanas do transporte coletivo municipal que atendem Moreira César, trazendo mais comodidade aos usuários. A prefeitura segue realizando esforços para que o novo terminal atenda também as linhas intermunicipais.
O prefeito de Pindamonhangaba Dr. Isael Domingues destacou que o terminal rodoviário trará mais comodidade aos usuários do transporte público, movimentará a economia na região e marca o crescimento do Distrito de Moreira César, que há muitos anos aguarda investimentos deste porte.
“Além do espaço para embarque e desembarque de passageiros, a obra trará para Moreira César um espaço de entretenimento e praça de alimentação. Uma obra moderna com estrutura pré-moldada, excelente arquitetura e um lindo projeto paisagístico”, afirmou Dr. Isael.
A inauguração do Terminal Rodoviário acontecerá às 16h na Av. Senador Teotônio Vilela, ao lado da Vila dos Afetos.
Operação - Para definir a operação do terminal rodoviário, a Prefeitura lançou neste ano uma concorrência para outorga de concessão a título oneroso de serviços públicos visando definir uma empresa para administração, operação, exploração comercial de serviços públicos dos dois novos terminais rodoviários do município. A abertura das propostas está prevista para o próximo dia 9 de agosto e a Prefeitura prevê que a empresa inicie as atividades ainda neste segundo semestre.
Terminal Dutra - O Terminal Rodoviário da Presidente Dutra está em fase final de construção com investimentos em torno de R$ 9 milhões, sob responsabilidade da empresa KF Construções e Serviços, numa área total de 9.700m², entre plataforma e área de circulação.
Além das 10 vagas na plataforma de embarque e desembarque e área de estacionamento para ônibus, o espaço terá área administrativa com vestiário e copa para funcionários, guichês, sanitários públicos acessíveis, fraldário, guarda-volume, espaços para locação de pontos comerciais e praça de alimentação.
A nova rodoviária ainda contará com uma praça externa, bem iluminada e com trabalho paisagístico.