Semana Coletiva dos NAPs resgata valor do brincar e promove momentos de afeto e aprendizado

Os Núcleos de Atendimento Psicopedagógico (NAPs) Araretama, Centro, Cidade Nova, Pasin, Tabaú e Vila Rica realizou, no começo de outubro, a Semana Coletiva em alusão ao Dia das Crianças, com o tema “A importância das brincadeiras antigas”. A ação teve como objetivo resgatar o valor do brincar no desenvolvimento infantil, promovendo momentos de interação. Socialização e criatividade entre as crianças atendidas.
Durante a semana, os encontros foram marcados por reflexões, vivências e atividades lúdicas, destacando a importância do brincar como ferramenta essencial para o aprendizado e o fortalecimento dos vínculos afetivos. As dinâmicas mostraram o quanto a participação dos pais é fundamental nesse processo, incentivando a aproximação familiar, a criatividade e a construção de memórias que perduram por toda a vida.
De acordo com a gestora regional de Inclusão, Tayla Zarzur, o tema foi escolhido por sua relevância no processo educativo e formativo das crianças. “O ato de brincar vai muito além da diversão — é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Através das brincadeiras, as crianças exploram o mundo, expressam emoções, aprendem a conviver, a respeitar regras, a resolver conflitos e a desenvolver a criatividade e a autonomia. Dizer que ‘brincar é coisa séria’ é reconhecer que o brincar deve ser valorizado como parte essencial do processo educativo, e não apenas como um momento de lazer”, destacou.
Durante o projeto, também foi realizada uma dinâmica com os pais, que tiveram a oportunidade de desenhar ou escrever sobre as brincadeiras que marcaram a própria infância. A atividade promoveu uma rica troca de experiências entre gerações, despertando memórias afetivas e reforçando a importância de manter vivas as brincadeiras tradicionais — que contribuem significativamente para a formação das crianças.