Pinda promove formação sobre Valores Afro Civilizatórios e Pretagogia
A Secretaria de Educação de Pindamonhangaba começou, nesta quarta-feira (29), um encontro de formação continuada voltado para os Valores Afro Civilizatórios e da Pretagogia, que vai até o dia 5 de novembro, das 18h30 às 20h30. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a aplicação da Lei n° 10.639/03 e aprofundar a educação antirracista e inclusiva na rede municipal.
A formação está sendo ministrada pela professora Jaqueline Conceição da Silva, pedagoga e doutora em Antropologia Social, e pretende capacitar os educadores a transversalizar a temática afro-brasileira em diversas disciplinas, como História, Arte, Língua Portuguesa, Geografia e Educação Infantil. Além disso, os participantes aprenderão a utilizar os Valores Afro Civilizatórios, como circularidade, oralidade e corporeidade, e a aplicar a Pretagogia como referencial metodológico para valorizar os saberes e o pertencimento de crianças e jovens negros.
A ação está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Paulista, que estabelecem a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em toda a formação escolar.
“Investir em formação sobre os valores afro-civilizatórios e em uma educação antirracista é prioridade da nossa gestão. Contamos com a participação engajada de todos os educadores para essa qualificação que impactará positivamente a vida de nossos alunos”, destacou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.