ExpoPinda 2022 – Cerimônia de abertura reúne autoridades

Na manhã desta quinta-feira (10), aconteceu a cerimônia oficial de abertura da ExpoPinda reunindo autoridades, convidados e público em geral. O evento que acontece até domingo, dia 13, no Parque da Cidade, sedia a Nacional de Cabras Leiteiras, com torneio leiteiro e julgamento de caprinos. A ExpoPinda conta ainda com o tradicional torneio leiteiro de bovinos e apresentação de cães de pastoreio da raça Border Collie.
Durante a cerimônia, Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural agradeceu o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Cultura e Turismo, além de todos os patrocinadores. O presidente lembrou ainda da importante contribuição de todos os colaboradores. “Agradeço a toda equipe do Sindicato Rural, bem como todos os colaboradores que trabalharam para que toda a estrutura ficasse pronta em tempo recorde e também aqueles que cuidam com tanto zelo dos animais em exposição”, comentou.
Representando o prefeito de Pindamonhangaba Isael Domingues, José Antônio Ferreira, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico parabenizou a organização da ExpoPinda 2022 e a todos os participantes. “Parabenizo o presidente do Sindicato Rural e toda a equipe envolvida, pela retomada deste evento, que é de grande importância para o agronegócio e a economia do nosso município. Conte sempre com nosso apoio e parceria”, ressaltou.
Para Aristeu Tranin, presidente da COMEVAP, a parceria com o Sindicato Rural de Pindamonhangaba é antiga e importante. “Aproveito para parabenizar o Sindicato Rural e reforçar nossa parceria tão antiga e tão importante para os produtores rurais da região”, salientou.
Pedro Martins, presidente Nacional da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos, também parabenizou a organizou e destacou a importância do evento para o setor. “Quero parabenizar a presidência do Sindicato Rural de Pindamonhangaba pelo evento e a todos que estão participando, desse evento pós-pandemia. Sabemos a dificuldade que enfrentamos, mas, são momentos assim que reforçam e movimentam o setor”.
Para Erivaldo Ferreira Vieira, produtor de cabras da cidade de Prata, na Paraíba, a participação na ExpoPinda é um momento marcante. “Viajamos 2.800 quilômetros para chegar até aqui e está sendo muito prazeroso. Um evento Nacional muito bem organizado, onde além de mostrar nossos animais, estamos trocando experiências, e isso é muito importante para o desenvolvimento da caprinocultura”, comemorou.
Nos dias 10, 11 e 12 acontece o julgamento das raças de caprinos, com a participação de 300 animais. Separados por categorias os animais são julgados por três juízes e é declarado vencedor aquele que somar mais pontos ao final das avaliações. “Os animais são julgados dentro de alguns parâmetros como morfologia, beleza, aspecto físico do animal, entre outros”, explica o presidente do Sindicato Rural. Entre os dias 11 e 13 acontece o tradicional torneio leiteiro de regularidade de bovinos, com a participação de produtores de Pindamonhangaba e região.
Palestra gratuita - E como conhecimento não ocupa espaço, a ExpoPinda também é lugar de aprendizado e troca de experiências. No dia 11, às 18h, acontece a palestra “Benefício do Conforto Térmico”, com Alexandre Siqueira, gerente Nacional Ruminantes Polinutri.
Apresentação de cães de pastoreio - Nos dias 12 e 13, às 15h, acontece a apresentação de cães de pastoreio da raça border collie. Milton Carlos Grimm Costa, veterinário e criador da raça, explica que a principal função dos cães é conduzir os rebanhos (ovinos, caprinos e bovinos), para troca de pasto, manejo sanitário, entre outras atividades.
De acordo com o criador, durante a ExpoPinda 2022, o público poderá conferir um pouco do trabalho que é feito na fazenda. “Vamos mostrar ao público um pequeno esboço do que um cão pastor é capaz de fazer. Apresentar como ele pode ser uma excelente ferramenta de trabalho no campo, realizando funções que facilitam o manejo e a lida com os rebanhos”, conclui.
Feira do Produtor Rural - Entre os dias 10 e 13 de novembro, das 15h às 22h, acontece também na ExpoPinda a Feira do Produtor Rural, que reúne produtores do município, que vão oferecer produtos orgânicos, hortifruti, queijos, artesanatos, entre outros. Tradicionalmente, a feira acontece todo segundo sábado do mês, no Parque da Cidade. A feira visa incentivar os produtores rurais e valorizar o trabalho feito por eles. O evento é realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Agricultura, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e com o Sindicato Rural de Pindamonhangaba.
Programação:
10, 11 e 12 – a partir das 8h – julgamento de todas as raças de caprinos
10 – 20h - Leilão Nacional de Cabras de Leite
10 – Das 8h às 18h – entrada dos animais para o Torneio Leiteiro de bovinos
10 – 20h – esgota dos animais (bovinos)
11 – 8h – Torneio Leiteiro bovinos (1ª ordenha)
20h – Torneio Leiteiro bovinos (2ª ordenha)
12 – 8h - Torneio Leiteiro bovinos (3ª ordenha)
20h – Torneio Leiteiro bovinos (4ª ordenha)
13 – 8h – Torneio Leiteiro bovinos (5ª ordenha) e final do Torneio
13h – premiação
12 e 13 – às 15h – apresentação de cães da raça border collie (cães de pastoreio)