17/01 - Prefeitura lança pedra fundamental da Via Estrutural, que ligará região leste a Moreira César

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta terça-feira (16), o lançamento da pedra fundamental para a construção da Avenida Estrutural, que ligará a Rodovia Amador Bueno da Veiga SP 62 (altura da indústria GV) até à Avenida Buriti, no bairro do Feital (ao lado da indústria Novelis).
Com investimentos estimados em R$ 20,7 milhões, a Prefeitura de Pindamonhangaba lançou a maior obra de infraestrutura viária do município nos últimos anos. A Avenida Estrutural terá nesta primeira fase uma extensão de 2,5 quilômetros, duas rotatórias, duas pistas com canteiro central, calçada e ciclovia e o prazo para execução da obra de 16 meses. Em 2010, a empresa AB Areias fez uma doação da área para o município, que foi retificada em 2023 com um complemento e novamente doada pelo grupo.
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, disse que a avenida irá proporcionar melhorias na mobilidade urbana uma importante expansão industrial e comercial para essa região Distrito-Zona Leste. “Fará a conexão entre as duas áreas, ajudando na descentralização, facilitando o escoamento de produção e estimulando a instalação de novas empresas em Pindamonhangaba. Inicialmente, tínhamos já a doação de uma área da AB Areias, que recente fez nova doação, o que nos permitiu adequar a via e deixar com dimensões e com a estrutura adequada”.
O subprefeito de Moreira César, Nilson Luís, lembrou que “a avenida se torna uma nova ligação entre duas importantes regiões da cidade" e ressaltou a importância do ato "para a valorização de Moreira César, que nos últimos anos tem recebido atenção especial da administração municipal”.
O vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos Ricardo Piorino, destacou os trabalhos de infraestrutura do município. “Semana passada entregamos a nova rodoviária e hoje damos o pontapé desta grande obra de desenvolvimento. São ações em toda a cidade, em todas as regiões e que visam a expansão da malha viária, a atração de empresas e a geração de empregos e renda para Pindamonhangaba. Tenho certeza que daqui a alguns anos nossa cidade estará ainda melhor em indicadores sociais e econômicos e isso só é possível porque temos uma gestão integrada, com ações que visam o progresso e o desenvolvimento. Pindamonhangaba avança com ‘passos largos’ para ser referência nacional em diversas áreas”.
O prefeito Dr. Isael Domingues agradeceu a parceria com as empreas da região, em especial a AB Areias pela doação, o apoio de outras empreas, como GV, Novelis, construtora Kamilos, MRS - que vai construir o viaduto fazendo a ligação desta primeira fase da obras com a outra parte, dentre outras instituições, e a Câmara Municipal. “Estamos trabalhando em ritmo acelerado e agradeço imensamente a confiança que os empresários, que as empresas têm em nossa administração. É uma trabalho muito importante para o futuro de Pindamonhangaba. Essa região será imensamente aquecida com novos investimentos e empreendimentos residenciais, comerciais e industriais, pois teremos uma interligação rodoferroviária para escoar não somente a produção de Pinda mas de todo o Vale. Hoje temos o maior PIB per capta da região, mas queremos mais, vamos continuar trabalhando para deixar Pindamonhangaba cada vez melhor”, afirmou Dr. Isael.
O evento contou ainda com a presença de representantes de empresas e instituições, como Carlos Aurichio ‘Caco’ (AB Areias), Paulo Pita (construtora Kamilos - responsável pela obra), Jaime Moncada (Grupo Simec - GV), Daniel Martins (representante da MRS), da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues, ex-prefeito João Bosco Nogueira, dos vereadores Norberto Moraes (Presidente da Câmara), José Carlos Gomes - Cal, Carlos Moura - Magrão, Julinho Car, Herivelto Vela, Rogério Ramos, Regininha, Felipe Guimarães, Marcos Mayor, Gilson Nagrin e Renato Cebola, Mauro Almeida (presidente da ACIP), Toninho Cozzi (presidente do Sincomércio), dentre outros.

Novo Viaduto

A empresa MRS iniciará ainda neste ano as obras de construção no novo viaduto sobre a linha férrea possibilitando a ligação até a Av. Burity, ao lado da Novelis, no bairro Feital. A obra faz parte do compromisso da empresa, que renovou o contrato de concessão com o Governo Federal.
Para o vice-prefeito Ricardo Piorino, essa ação irá desafogar outras vias da cidade como o Anel Viário, além de reduzir tempo de trajeto e congestionamentos. “Vai facilitar para as empresas escoarem produção e receber insumos, evitando rotas mais movimentadas - como ocorre hoje -, vai ajudar na captação de novos investimentos e na geração de empregos, e ainda facilitar o tráfego de veículos da própria população”, resumiu Piorino.
Segundo a empresa MRS, a previsão é que o viaduto seja entregue até o final de 2025.
Próximas fases

Antes de começar a primeira fase, a Prefeitura já iniciou esforços junto ao governo do Estado e Federal para captar recursos que possam possibilitar a execução da segunda e terceira fase da obra que culminará na ligação com a Rodovia Presidente Dutra.
“Já apresentamos o projeto ao vice-presidente Geraldo Alckmin e aos ministérios envolvidos em Brasília e estamos recebendo retorno positivo. O crescimento da cidade está intenso e temos que pensar de forma visionária, por isso estamos colocando toda nossa energia para que isso aconteça”, finalizou Dr. Isael.
Em junho do ano passado, Alckmin esteve em encontro promovido na região de Coruputuba pelo empresário Caco, da AB Areias, onde conheceu o projeto de integração para desenvolvimento do Vale do Paraíba com uma nova logística e interligação rodoferroviária, que trará um grande avanço para o município e região.