Quintas de Histórias reúne mais de 120 crianças e promove viagens pelo folclore brasileiro e pela cultura africana

Quintas de Histórias reúne mais de 120 crianças e promove viagens pelo folclore brasileiro e pela cultura africana

Projeto da Secretaria de Cultura e Turismo leva literatura, imaginação e diversidade cultural para bibliotecas e espaços culturais de Pindamonhangaba

O projeto Quintas de Histórias, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, segue encantando crianças e fortalecendo o incentivo à leitura e à valorização cultural no município. As últimas edições reuniram mais de 120 participantes em atividades que levaram ao público narrativas sobre o folclore brasileiro e a cultura africana.
Na quinta-feira (11), a Biblioteca do Centro Cultural Araretama recebeu a apresentação “Pedro Malasartes – Causos e Contos do Folclore”, da Cia Ludic Arte. A atividade aconteceu no teatro do espaço e reuniu 105 crianças, com idades entre 7 e 10 anos, das escolas municipais Elias Bargis e Regina Célia. A contação apresentou personagens tradicionais do imaginário popular brasileiro, como Saci, Caipora e Curupira, em uma narrativa repleta de humor, música e ensinamentos.
Na história, Pedro Malasartes, conhecido por sua esperteza, encontra Dona Véia e, para conquistar sua confiança, passa a contar histórias inspiradas nas lendas brasileiras. A apresentação proporcionou momentos de diversão e aproximou as crianças das manifestações culturais do país.
Já na última quinta-feira de maio, a Casa da Igualdade Racial e Biblioteca do Povo Negro Dr. Luiz Gama recebeu a apresentação “Princesa Abayomi”, que trouxe reflexões sobre ancestralidade, resistência e valorização da cultura afro-brasileira. A narrativa abordou a história de uma princesa africana e de seu povo, promovendo conhecimento e diálogo sobre importantes aspectos históricos e culturais.
Também em maio, a Biblioteca Pública Municipal Maria Bertha César, em Moreira César, recebeu a apresentação “A Estrelinha”, da Cia Ludic Arte. A atividade contou com a participação dos 21 alunos do 5º ano A da Escola Municipal Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães, acompanhados pela professora Aline Lopes. A história, que aborda temas como esperança e união, encantou os estudantes ao narrar a trajetória de uma pequena estrela que, ao cair na Terra, descobre a origem dos vagalumes.