Projeto ‘Unseen – Arte e Inclusão’ ultrapassa fronteiras e inspira alunos em escola de Aracaju
O projeto “Unseen – Arte e Inclusão” contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), segue promovendo visibilidade e reconhecimento para artistas com deficiência e doenças ocultas, além de inspirar novas gerações. Recentemente, a iniciativa ganhou destaque fora do Estado de São Paulo ao ser reconhecida por uma professora da Escola Le Petit, de Aracaju (SE), que desenvolve o projeto anual “Eu e outro: diferentes em nossas semelhanças”.
Encantada com as obras apresentadas na exposição, a professora Taciane Beatriz apresentou o trabalho dos artistas aos alunos do 3º ano do ensino fundamental, que realizaram releituras das telas expostas. Com tanto interesse, a turma promoveu uma mostra interna com as próprias obras, e os estudantes participaram de uma vídeo-chamada com os artistas e a equipe do projeto, conhecendo mais de perto o processo criativo e a proposta de inclusão por meio da arte.
Atualmente, a exposição “Unseen – Arte e Inclusão” já passou pela Biblioteca Maria Bertha César, Prefeitura de Pindamonhangaba, Shopping Pátio Pinda, e seguirá para o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. A mostra reúne 20 obras dos artistas Amanda Manacero, Lucas Mello, Matheus Henrique e Rosangela Cavalheiro, todas com audiodescrição e QR Code que permitem ao público acessar informações detalhadas sobre cada obra e trajetória.
“Ver o projeto ultrapassar fronteiras e inspirar crianças em outro estado mostra o verdadeiro alcance da arte. O ‘Unseen’ nasceu para dar viabilidade, mas acaba também despertando empatia, sensibilidade e novas formas de enxergar o mundo”, destacou a diretora artística do projeto, Paula Cavalheiro.

