Duo Viola & Cravo se apresenta em Pindamonhangaba no Museu Histórico

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina recebeu, no mês de setembro, a apresentação do Duo Viola & Cravo, formado por Ricardo Matsuda (violas brasileiras) e Patricia Gatti (cravo). O concerto fez parte do projeto EnLace, que circula em dez cidades do interior e litoral paulista ao longo do segundo semestre de 2025, sempre em espaços históricos tombados pelo CONDEPHAAT e atualmente dedicados à cultura.
Em Pindamonhangaba, o público lotou a plateia do Museu e acolheu de forma calorosa o espetáculo, que reuniu arranjos originais e composições próprias, mesclando a tradição oral brasileira, o contraponto barroco e o instrumental contemporâneo. “Foi uma ótima experiência por ter ocorrido num belíssimo palacete, um importante museu histórico e pedagógico. O público encheu a plateia e acolheu nosso trabalho de forma calorosa”, destacou Ricardo Matsuda.
O Duo Viola & Cravo nasceu em 2009, fruto da parceria musical de Ricardo e Patricia, iniciada ainda no Grupo Anima, do qual fizeram parte até 2008. Nesse período, os músicos começaram a experimentar a fusão entre o cravo barroco e a viola caipira brasileira, criando arranjos que evidenciavam o potencial dessa rara formação instrumental. A consolidação veio com o álbum “Contos Instrumentais” (2009), seguido de “O Cravo e a Rosa” (2016), reunindo obras autorais, peças da tradição oral brasileira e arranjos de compositores consagrados como Dorival Caymmi, Tom Jobim e Milton Nascimento.
O duo já havia se apresentado em Pindamonhangaba em 2012, no mesmo espaço, em outro projeto de circulação. “Foi gratificante reencontrar em 2025 pessoas que estiveram na nossa apresentação em 2012, agora com novas músicas e arranjos para cravo e viola caipira. Além do mais, fomos muito bem recebidos pelos gestores e pela equipe do Museu em ambas as ocasiões”, completou Matsuda.
Além de Pindamonhangaba, a turnê, esse ano, já passou por Campinas, Itatiba, Itapira, Santos, Amparo, Bragança Paulista e Rio Claro, e segue para Mogi das Cruzes e Espírito Santo do Pinhal.
O projeto EnLace foi contemplado pelo Edital Fomento CultSP – PNAB, realizado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC.