Centro Cultural do Araretama recebe Oficinas Vocais de Musicoterapia “Corpo-Vivo e Histórico” neste sábado (18)

Centro Cultural do Araretama recebe Oficinas Vocais de Musicoterapia “Corpo-Vivo e Histórico” neste sábado (18)

O Centro Cultural do Araretama recebe, neste sábado (18), às 15h, mais uma edição das Oficinas Vocais de Musicoterapia: Corpo-Vivo e Histórico, promovidas pelo projeto LaMani Voice. A atividade, gratuita e aberta ao público, convida os participantes a vivenciarem o canto como ferramenta de expressão, memória e identidade, integrando corpo, respiração e emoção em um processo de autoconhecimento e cura.
As oficinas propõem o resgate de histórias e culturas por meio da voz, explorando cantos do mundo que atravessam gerações — de tradições nativas a melodias de diferentes etnias e povos. A proposta é unir técnica vocal e canto terapêutico, permitindo que cada participante descubra a potência da própria voz em um espaço acolhedor e inclusivo.
“Cada encontro é uma oportunidade de reconexão com nossas origens e sentimentos. A voz se torna um instrumento de liberdade e pertencimento, fortalecendo vínculos individuais e coletivos”, destacam as facilitadoras Karla Ekoah e Karola Castro.
O projeto tem caráter intergeracional e inclusivo, com foco em mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, promovendo acessibilidade e valorizando a diversidade. As atividades combinam improvisação, re-criação, composição e escuta ativa, conectando liberdade vocal, movimento corporal e vivência emocional em uma experiência completa de voice healing.
A oficina será no Centro Cultural do Araretama, localizado na Rua José Alves Pereira Sobrinho, ao lado do CRAS. As inscrições são gratuitas, limitadas e devem ser feitas pelo formulário disponível no Instagram @lamanivoice
O projeto é contemplado pelo Edital PNAB – Política Nacional Aldir Blanc 12/2024, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, Departamento de Cultura e Prefeitura de Pindamonhangaba, e realização do LaMani Voice.