Bibliotecas Municipais são opção de leitura, cultura e convivência durante as férias em Pinda
Durante o período de férias escolares, as bibliotecas municipais de Pindamonhangaba seguem abertas e preparadas para receber a população com espaços de leitura, conhecimento, descanso e convivência. Organizadas, limpas e com ambientes acolhedores, as unidades da rede municipal se consolidam como uma alternativa gratuita e acessível para quem deseja aproveitar o tempo livre de forma cultural e educativa.
Além do empréstimo de livros para todas as idades, as bibliotecas oferecem ambientes adequados para leitura individual, estudos, pesquisas e participação em projetos culturais permanentes como: pilates, ballet, teatro, reforçando o papel desses equipamentos públicos como importantes pontos de encontro da comunidade.
A iniciativa busca incentivar o hábito da leitura durante as férias, aproximando crianças, jovens, adultos e idosos do universo dos livros, seja para descobrir novas histórias, manter a rotina de estudos ou simplesmente desfrutar de um momento de tranquilidade em um espaço público preparada para o acolhimento da população.
A Biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace, localizada no Centro, permanece em funcionamento com amplo acervo e estrutura adequada para leitura e estudos, além de oferecer aulas de pilates, pelo Projeto Reinvente. No bairro Araretama, a Biblioteca, localizada na Subprefeitura, segue aberta de segunda a sexta-feira, além de sediar atividades culturais como teatro, dança, música e projetos parceiros.
A rede municipal conta ainda com a Biblioteca Antônio Carlos de Oliveira, no Castolira; a Biblioteca Maria Bertha César, em Moreira César; a Biblioteca Maria do Carmo dos Santos Gomes, na Vila São Benedito e na Biblioteca da Estação Cidadania, no Vale das Acácias, todas com atendimento regular, oferecendo acesso gratuito à leitura e espaços organizados para receber a população dos bairros.
Outro destaque é a Biblioteca do Povo Negro, localizada na R. Rui Barbosa, 47, espaço dedicado à valorização da cultura afro-brasileira, da literatura negra e da diversidade, fortalecendo a identidade cultural e o acesso à informação por meio de um acervo especializado e ações voltadas à comunidade.
Para mais informações, podem entrar em contato pelo telefone:
- Biblioteca Rômulo Campos (Centro): (12) 3643-2399 / 3645-1701
- Biblioteca Vila São Benedito: (12) 3637-1440
- Biblioteca Moreira César: (12) 3637-4400
- Biblioteca Estação Cidadania: (12) 3550-0501