22/11 - FESTE chega ao fim e premia vencedores

22/11 - FESTE chega ao fim e premia vencedores

O 45º FESTE (Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba) foi encerrado no domingo (19) com o espetáculo ‘João por um fio’, apresentado pelo grupo Ricardo Schopke de Portugal, e a premiação para os vencedores de cada categoria. A peça ‘Atenção, Respeitável público!’ venceu na categoria de rua; ‘Querência quer ver o mar’, na infantil; e ‘O perrengue da lona preta’, na adulto. A relação completa dos vencedores está no fim do texto.
No total, em 2023, o Festival recebeu 175 inscrições de grupos teatrais de vários estados brasileiros, que foram selecionados pela comissão técnica, com a intenção de proporcionar a maior variedade de estilos aos expectadores.
Os espetáculos aconteceram no Teatro Galpão, na Estação Cidadania, na Praça Monsenhor Marcondes, no Parque da Cidade e no Bosque da Princesa, “levando entretenimento e arte para mais pessoas, de diversos pontos da cidade desde o dia 10 de novembro, prestigiando espetáculo de categoria adulto, infantil, de rua, além de peças convidadas, e oficinas culturais”, avaliou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma. “A cultura é uma ferramenta de transformação social. Ela pode promover a inclusão, a diversidade e a tolerância”, finalizou o secretário.

WhatsApp Image 2023-11-21 at 17.18.37 (1)

Confira os vencedores das categorias:

RUA:
Melhor Espetáculo: Atenção, Respeitável público!, grupo: Damião e Cia, de Campinas-SP.
Melhor Ator: Fernando Ávila, Luís Valente e Tiago Munhoz, espetáculo: Arruaça, grupo: Rosa dos Ventos, Presidente Prudente-SP.
Melhor Atriz: Laila Gama, espetáculo: Onde Anda o Boi Jacá?, grupo: Severinas Cia. De Teatro, Pindamonhangaba-SP.
Prêmio Especial do Júri: Ao coletivo severina cia de teatro pelo trabalho de pesquisa e de recriação de manifestação cultural (essencial) do povo pindamonhangabense. Por intermédio de tal processo de pesquisa renascem o boi jacá e se presta tributo a tanta gente artista e foliã, esquecida e apartada da história. A obra homenageia, também, à gente criadora, de matriz popular, de todo o vale do paraíba, espetáculo: Onde Anda o Boi Jacá?, Grupo: Severinas Cia. De Teatro - Pindamonhangaba-SP

INFANTIL:

Melhor Espetáculo: Querência quer ver o mar, grupo: Coletivo Du'velhomoço Criações, Rio de Janeiro/RJ.
Melhor Ator: Empate entre Guilherme Ferreira e Henrique Gonçalves, espetáculo: De la Mancha: O cavaleiro Trapalhão, grupo: Rococó Produções Artísticas e Culturais, Gravataí/RS.
Melhor Atriz: Analu Faria, espetáculo: Querência Quer Ver o Mar, grupo: Coletivo Du'velhomoço Criações, Rio de Janeiro/RJ.
Prêmio Especial: Pela harmônica integração entre as linguagens cêica e audiovisual. Espetáculo: REMETENTE: GANDHI, Grupo: Pelo Mundo Companhia de Teatro, São Paulo/SP.

ADULTO:

Melhor Espetáculo: O perrengue da lona preta, grupo: Trupe lona preta, São Paulo-SP.
Melhor Ator: Vinicius Piedade, espetáculo: Hamlet Cancelado, grupo: Vinícius Piedade, São Paulo-SP.
Melhor Atriz: Fábia Mirassos, espetáculo: Vienen por Mí, grupo: Fábia Mirassos, São Paulo-SP.
Prêmio Especial: Atoralidade do elenco composto por Karla Muniz Ribeiro, Jonathan Silva, Marlon Souza e Simone Cerqueira, espetáculo: Candelária, grupo: Trupe Investigativa Arroto Cênico, Nova Iguaçu/RJ.