Prefeitura de Pinda realiza primeira edição do ano do City Tour Histórico, Cultural e Gastronômico
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Departamento de Turismo, retomou o projeto City Tour Histórico, Cultural e Gastronômico, realizando a primeira edição do ano na última sexta-feira, dia 31 de janeiro.
O primeiro grupo do ano foi formado por convidados que serão multiplicadores do turismo na cidade, como representantes do Sebrae, Senac, agências de viagens, Prefeitura, restaurantes e outros empreendimentos locais.
De acordo com o diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura, Fábio Vieira, a intenção é que o City Tour seja realizado mensalmente, mesclando convidados e munícipes que queiram participar, cada mês com um roteiro diferente. Em breve, serão abertas inscrições, gratuitas, no CIT - Centro de Informações Turísticas - da Prefeitura, localizado no Shopping Pátio Pinda.
Roteiro Diversificado - O roteiro teve início e término no estacionamento da Prefeitura, e a primeira parada foi na premiada Queijaria Bolderine, localizada na região do Pinhão do Borba. O grupo foi recebido pelos proprietários, Felipe e Talita, que explicaram todo o processo de fabricação dos queijos e falaram um pouco sobre os prêmios mundiais que os produtos já receberam. Houve ainda momento de degustação e foi servido um café da manhã.
Na sequência, o ônibus do City Tour seguiu para o centro da cidade. O diretor de Turismo, Fábio Vieira, e o secretário adjunto de Cultura e Turismo, João Roberto de Castro ‘João Biro’, falaram sobre o projeto e um pouco sobre a história e filhos ilustres de Pindamonhangaba. Os participantes foram guiados pelo centro histórico da cidade e puderam conhecer um pouco mais sobre suas curiosidades. Como estava chovendo, o grupo seguiu direto para o almoço, o restaurante do Hotel Fazenda Pé da Serra.
Após o almoço, o grupo retornou para o centro da cidade e foi feita uma visita guiada pelo Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Na sequência, o destino foi a chocolateria Holanda. De lá, seguindo para o Alambique da Cachaçaria Pinda Boa, onde foram recebidos pelos proprietários Giuseppe e Lígia Andrade, que contaram um pouco sobre as técnicas de produção das cachaças, história do local bem como algumas curiosidades sobre a cachaça, bebida que segundo eles, merece ser valorizada e divulgada. A visita terminou com degustação de cachaças e licores produzidos no local.
Iniciativa aprovada - A Prefeitura de Pindamonhangaba foi representada na ocasião pela secretária adjunta de Governo e Serviços Públicos, Edna Claudino Diniz Soares, que classificou a experiência como enriquecedora e produtiva. “A iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba permitiu conhecer de perto os pontos turísticos da cidade e os empreendimentos de pequenos produtores, evidenciando o potencial local e incentivando o turismo local, que tem um papel importante no desenvolvimento econômico sustentável do município e região”, disse. “A valorização de um território está diretamente ligada ao conhecimento que temos sobre ele. Ao explorar sua história, cultura e iniciativas empreendedoras, fortalecemos o senso de pertencimento e criamos uma conexão mais profunda com a cidade, essencial para integração da gestão pública e fundamental para impulsionar seu crescimento e atratividade turística”, analisou Edna.
Para a jornalista Maura Lídia do Vale, da Oficina da Comunicação, a participação no City Tour foi positiva. “O City Tour é uma ferramenta para que possamos olhar os pontos turísticos da cidade como multiplicadores de informação. Um momento de troca de experiências e, com condução do Fábio, o passeio fica ainda mais interessante. Só tenho que agradecer pela oportunidade”, afirmou.
Outros projetos - Além do City Tour Histórico, Cultural e Gastronômico, o Departamento de Turismo da Prefeitura tem em sua programação para este ano a realização do Turisnight, uma iniciativa premiada pela AMVale, e que leva grupos a locais turísticos da cidade nas noites de lua cheia, proporcionando um novo ponto de vista daquele local. Outro projeto que terá continuidade em 2025 é o Walking Tour, feito a pé, e que já levou diversos estudantes da cidade a conhecerem um pouco mais da história percorrendo pontos da região central.