'Boa Energia' da EDP vai instalar sistema de geração solar para 46 famílias do Araretama

Quarenta e seis residências do Araretama serão beneficiadas com sistema de geração de geração solar de energia. A iniciativa faz parte do programa Boa Energia na Comunidade da EDP, que foi lançado em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba no último sábado (4), no complexo esportivo do bairro.
O evento reuniu diretores da EDP e representantes da Prefeitura, como os secretários José Antonio Ferreira Filho ‘Ju’ (Serviços Públicos), Alexandre Pió (Comunicação e Eventos), Mateus Moraes (Obras e Planejamento), Francisco César ‘Chicão’ (Habitação), Sandra Graziella (chefe de gabinete da subprefeitura do Araretama), além do vereador Felipe Guimarães, dentre outros.
De acordo com o gestor da EDP, Roberto Miranda, “a iniciativa tem impacto prático na vida das famílias beneficiadas e reforça o compromisso da EDP em liderar uma transição energética justa, contribuindo para a inclusão social, qualidade de vida e bem-estar das comunidades nas regiões em que atua”.
O secretário de Serviços Públicos de Pindamonhangaba ressaltou a parceria entre a Prefeitura e a EDP para beneficiar as famílias e trazer ganhos para o município. “A questão das ações sociais, o fortalecimento de políticas públicas de economia e o trabalho conjunta em prol das famílias da cidade é uma das metas do prefeito Ricardo Piorino para o desenvolvimento humano e social. Esta iniciativa representa mais um passo da cidade para buscar uma eficiência energética limpa para a população. Já temos 100% das lâmpadas da cidade em LED, reduzindo custo e aumentando a capacidade de iluminação, deixando a cidade mais iluminada, bonita e segura, temos otimizado os processos de uso de energia nos prédios públicos para reduzirmos custos e estamos com vários projetos em toda a cidade”.
Orientações
Durante o evento, os adultos participaram de palestras sobre economia de energia elétrica e consumo consciente, além de dicas de segurança em trabalhos que exijam intervenções na rede elétrica. Também foi possível tirar suas dúvidas em relação à fatura de energia e da Tarifa Social, por meio da Van da Boa Energia. Já para a diversão das crianças, foram oferecidas atividades lúdicas que incentivaram a consciência energética e orientação sobre o correto uso de equipamentos elétricos, como chuveiro, geladeira e lâmpadas, além de brincadeiras diversas.
Kit de energia solar
O kit de geração solar que será instalado nas residências é composto de placas fotovoltaicas com potência de geração de cerca de 120 kWh/mês, microinversor e demais equipamentos. O início das instalações está previsto para a segunda quinzena de outubro, com previsão de término no mês de novembro. A estimativa é que, com a ação, haja redução de cerca de 50% do consumo de energia elétrica.
Para potencializar a redução do consumo de energia dos moradores, serão substituídas lâmpadas ineficientes por LED, mais econômica e sustentáveis.