Cadastro Único ganha novo espaço de atendimento em Moreira César

Cadastro Único ganha novo espaço de atendimento em Moreira César

Nova unidade na Rodoviária amplia estrutura, facilita o acesso da população e passa a atender por demanda espontânea

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou, nesta sexta-feira (3), o novo espaço de atendimento do Cadastro Único em Moreira César. A unidade, que antes funcionava dentro do CRAS Moreira César, foi transferida para um espaço mais amplo, exclusivo e acessível, localizado dentro da Rodoviária de Moreira César, na Avenida Senador Teotônio Vilela, nº 61, no Residencial Vale das Acácias.

O evento contou com a presença do subprefeito de Moreira César, José Carlos Gomes, o Cal, da secretária de Assistência Social, Andrea Barreto, da secretária adjunta de Assistência Social, Claudia Domingues, além do diretor do Cadastro Único, Milton Rodrigues.

A mudança tem como objetivo oferecer mais comodidade à população, ampliar a capacidade de atendimento e aproximar os serviços públicos das famílias que vivem no distrito. A nova unidade contará com dois atendentes fixos e passará a funcionar por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Andrea Barreto, o novo espaço representa um avanço importante na descentralização dos serviços da Assistência Social. “Nós temos 23 mil famílias cadastradas no município e, dessas, cerca de 10 mil são de Moreira César. Essa descentralização é prevista tanto na política de assistência social quanto pelo poder público, que precisa olhar para os territórios. Esse novo espaço amplia o atendimento, reduz agendamentos e garante mais dignidade e respeito à população do distrito, evitando que as famílias precisem se deslocar até o Centro da cidade”, destacou.

Moreira César concentra uma parcela significativa das famílias atendidas pelos programas sociais do município. Só no distrito, são aproximadamente 10 mil famílias inscritas no Cadastro Único, o que representa quase metade dos cadastros de Pindamonhangaba. Além disso, cerca de 4 mil famílias são beneficiárias de programas sociais, como Bolsa Família, Renda Mínima e Viva Leite.

O diretor do Cadastro Único, Milton Rodrigues, explicou que a nova estrutura também vai tornar o atendimento mais ágil. “Antes, o Cadastro Único funcionava dentro do CRAS Moreira César, com apenas uma atendente. Agora, com esse posto exclusivo, teremos dois atendentes e estamos encerrando a necessidade de agendamento. A família chega ao posto, pega uma senha e já é atendida. Com isso, vamos conseguir atender um número maior de famílias e facilitar o acesso aos benefícios sociais”, afirmou.

A secretária Andrea Barreto reforçou ainda que todas as pessoas podem realizar o Cadastro Único, mas o acesso aos programas sociais depende da avaliação da situação de vulnerabilidade e do cumprimento dos critérios de cada benefício. Segundo ela, o novo posto fortalece a rede de atendimento e amplia a capacidade do município de identificar e acompanhar as famílias que mais precisam.

“O Cadastro Único é uma ferramenta fundamental para garantir acesso às políticas públicas. Conforme as famílias ganham autonomia com os serviços ofertados pelo CRAS, CREAS e outros equipamentos, a lista de espera vai sendo reduzida e conseguimos inserir novos beneficiários. Esse novo posto vem justamente para alcançar mais pessoas e qualificar esse atendimento”, completou Andrea.

Além do Cadastro Único, Moreira César também tem participação expressiva em outros programas sociais. No PEAD, Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado, o município conta com cerca de 220 vagas, sendo aproximadamente 60 bolsistas no distrito. Já no Programa Renda Mínima, das 300 vagas disponíveis no município, cerca de 60 beneficiários são de Moreira César.

Com a nova unidade, a Prefeitura reforça o compromisso de descentralizar os serviços, melhorar o acesso da população e garantir um atendimento mais humanizado, eficiente e próximo das famílias de Moreira César.