19/05 - Com frio intenso, Ronda Noturna da Prefeitura retira 19 pessoas em situação de rua e encaminha para abrigo

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, retomou nesta semana, o projeto Ronda Noturna. Somente nesta terça-feira (17), quando os termômetros registraram a mínima de 7°C na madrugada, 19 pessoas foram retiradas das ruas e encaminhadas para o Centro de Acolhimento, no ginásio da Quadra Coberta ou para o SOS.

Com previsão para iniciarem no começo do mês de junho, as rondas precisaram ser antecipadas, devido a chegada da frente fria. Segundo a Secretaria de Assistência Social, esse trabalho será intensificado todos os dias dessa semana, em virtude da queda brusca de temperaturas.

A Ronda Noturna tem intuito de estender o serviço de abordagem e resgate de pessoas em situação de rua, em época de frio intenso. Além de todo suporte para as pessoas, o local também conta com o Espaço PET, para que os animais de estimação não precisem se separar de seus tutores.

A ação tem recebido muito auxílio de diversos setores. A Secretaria de Esporte, por exemplo, disponibilizou mais camas para o abrigo receber mais pessoas, e a Secretaria de Segurança Pública disponibilizou um guarda civil durante toda a noite, para garantir a segurança das pessoas e do local. Além de fornecimento de refeições, feito pelo SOS (Serviço de Obras Sociais) e pelo Lar Irmã Terezinha, e a busca ativa de pessoas em situação de rua, realizada por voluntários junto ao Padre Marquinhos, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Crispim.

Para a diretora de Proteção Social Especial, Vania Maria Moreira Miguel, “é dessa maneira que pretendemos trabalhar, em conjunto com a população e diversas instituições. Os voluntários nos auxiliam na busca ativa das pessoas em situação de vulnerabilidade, acionam o Centro de Acolhimento Social, e a gente recebe e acolhe, fornecendo alimentação, kit higiene (toalha de banho, lençol, travesseiro, cobertor, sabonete, shampoo, barbeador, desodorante, pasta de dente e escova de dente) roupa, e pernoite”.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, é muito gratificante receber todo esse apoio. “Dessa maneira conseguimos realizar com êxito o objetivo do nosso projeto, que é proteger a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Não posso deixar de agradecer imensamente ao Padre Marquinhos, à coordenadora técnica do SOS, Nelbe Novaes, e ao Lar Irmã Terezinha. Com certeza, sem esse trabalho em conjunto, não conseguiríamos acolher com rapidez o número de pessoas que temos atendido”, destacou.

Os interessados em auxiliar no resgate de pessoas em situação de rua devem entrar em contato com o Departamento de Proteção Social Especial pelo telefone 3643-1607 ramal 6033, e com o Centro de acolhimento pelo WhatsApp (12) 93500-3054 (somente mensagem).