06/06 - Pinda participa de treinamento sobre atualizações do sistema Cadastro Único

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social Básica, através do gestor do Cadastro Único de Pindamonhangaba, Milton Rodrigues, participou de um treinamento realizado pela Universidade Caixa nos dias 25 e 26 de abril em São Paulo.
O objetivo do treinamento foi capacitar os gestores e técnicos municipais sobre as alterações na operacionalização do sistema Cadastro Único, que é um instrumento de identificação das famílias de baixa renda no Brasil.
O treinamento abordou temas como normas e conceitos do Cadastro Único, as responsabilidades dos entes federados na gestão e execução do cadastro, e a nova forma de operacionalização do sistema, que visa agilizar e melhorar a qualidade dos dados cadastrais.
O evento contou com a presença de vários municípios da região e foi uma oportunidade de troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.
"O Cadastro Único é fundamental para garantir o acesso das famílias de baixa renda aos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada, o Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Por isso, é essencial que os gestores municipais estejam atualizados e capacitados para realizar um cadastro eficiente e confiável", afirmou Milton Rodrigues.