15/03 - Prefeitura assina contrato com empresa que irá administrar Terminal Rodoviário Dutra

A Prefeitura de Pindamonhangaba assinou nesta semana o Contrato de Concessão para Administração do novo Terminal Rodoviária Urbano de Passageiros, localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra. A empresa vencedora da licitação que irá administrar a nova rodoviária será a Tarobá Construções Ltda.
O encontro contou com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco e os representantes da empresa Tarobá, Renato Pena Camargo (proprietário), Anderson Lopes (Gestor de Concessões) e Eloíso Nunes (Gerente Regional).
As obras no novo terminal rodoviário estão em fase final de execução e o prédio deverá ser inaugurado no próximo mês de julho, quando após 35 anos a atual rodoviária, inaugurada em novembro de 1988, deixará as instalações localizadas atualmente ao lado da Prefeitura Municipal.
“Estamos executando os ajustes finais do sistema de iluminação externa e iremos entregar o novo equipamento completo, com AVCB, declaração das operações interestaduais (STDA) e a Secretaria de Planejamento está providenciando a aquisição de todo o mobiliário”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.
A expectativa da empresa administradora é positiva e em breve iniciarão os trabalhos para ocupar o prédio. “Teremos o acesso para as linhas municipais e já estamos trabalhando com as linhas interestaduais com expectativa de ampliar a oferta de linhas para outras cidades e Estados, pois a localização às margens de uma rodovia federal é muito positiva”, afirmou Renato Camargo.
Segundo a empresa, será dada prioridade para que os atuais comerciantes da rodoviária antiga escolham os boxes para a exploração comercial dos espaços no novo prédio.
A empresa Tarobá tem sede em Foz do Iguaçu (PR), onde administra o terminal rodoviário do município e o estacionamento do aeroporto, além de ser responsável pela rodoviária de Taubaté. O grupo, que nasceu do mercado da construção civil, tem 30 anos de atuação no mercado.

Sobre o novo Terminal Rodoviário
As obras da nova rodoviária tiveram início em junho de 2020 sob a responsabilidade da empresa KF Construções e Serviços, num investimento total de aproximadamente R$ 10 milhões.
A área do empreendimento foi doada ao município pelos proprietários da Rede Shibata e contempla uma área de 9.700m² entre plataforma e área de circulação e o prédio com 1.860 m².
Além das 10 vagas na plataforma de embarque e desembarque e área de estacionamento para ônibus, o espaço terá área administrativa com vestiário e copa para funcionários, guichês, sanitários públicos acessíveis, fraldário, guarda-volume, espaços para locação de pontos comerciais e praça de alimentação.
O estacionamento contará com área para táxis e motoristas de aplicativo, área para carga e descarga para serviços, área para motos e bicicletas e mais de 50 vagas para veículos de passeio. A nova rodoviária ainda contará com uma praça externa, iluminação e paisagismo.
“O novo Terminal Rodoviário de Pinda oferecerá um espaço mais adequado à realidade e ao crescimento do município, impulsionando novas oportunidades de entretenimento e serviços úteis com espaço para lojas e uma grande praça de alimentação, com infraestrutura para comportar restaurantes âncoras. O conceito arquitetônico adotado visa funcionalidade e acolhimento através da sua plasticidade, enfatizando o desenvolvimento econômico qualitativo”, afirmou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.