Defesa Civil de Pinda faz alerta sobre tempestades e formas de evitar acidentes

Defesa Civil de Pinda faz alerta sobre tempestades e formas de evitar acidentes

A Defesa Civil de Pindamonhangaba está em estado de alerta devido às recentes informações que tem recebido da Defesa Civil do Estado de São Paulo e de órgãos meteorológicos sobre a chegada de chuvas intensas e de temporais na região do Vale do Paraíba, o que pode ocasionar danos em áreas do município.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, Michel Cassiano, o órgão está atento e com equipes prontas para atuar caso haja ocorrências. Ele disse que “a previsão é que a cidade volte a receber chuvas acima dos 25mm nos próximos dias, especialmente no período da tarde. Algumas vezes, esse volume de água ocorre em um período de várias horas, o que não causa grande preocupação. A gravidade normalmente está relacionada a um volume elevado em um curto período. Por isso, estamos atentos em nossa base com nossas equipes”.
O diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, Michel Cassiano, disse ainda que “além de chuvas, há riscos de ventos fortes, o que pode ocasionar quedas de árvores e até de postes”.
Ele lembrou que “esta semana houve o caso de dois postes que ficaram inclinados na Estrada do Atanázio, após uma noite de chuva intensa, e da queda de árvores que ocasionaram o rompimento de fios de alta tensão na Estrada José Benedito Marcondes Vieira (Pinda/Lagoinha) e um desses fios acabou caindo em cima de um carro. Sobre essa questão, a atitude do condutor do veículo foi correta porque ele não deixou o veículo. Se saísse do carro fatalmente iria morrer eletrocutado, devido à energização do fio e da área ao redor do automóvel”.
Michel Cassiano explicou que, “em caso de queda de postes, as pessoas devem evitar passar pelo local. Em caso de já estarem em um local e cair um poste ou fios sobre o veículo ou próximo, as pessoas devem continuar no automóvel, porque devido aos pneus os carros possuem uma ‘espécie de cápsula protetora’ de corrente elétrica”.
Apesar da Defesa Civil estar atenta, ele frisou às pessoas a evitarem situações que podem ocorrer durante o verão. “Em períodos de calor e muita chuva é comum ocorrer trombas d’água em cachoeiras e rios. Por isso, quem tem costume de frequentar cachoeiras e rios para nadar deve redobrar a atenção. Além disso, é normal chuvas com ventos e raios, portanto evitem se abrigar embaixo de árvores, pois a chance de descarga elétrica em casos de raios é maior. Da mesma forma, pedimos atenção às pessoas que estiverem em áreas próximas à encostas, onde pode haver deslocamento de massa”.
Michel Cassiano também fez orientações sobre ruas alagadas. “Muitas vezes o volume de águas é muito elevado em uma região específica, causando alagamentos em ruas. Por isso, os condutores devem ter atenção especial ao trafegar em ruas que estão com muita água”.
Outra ocasião que deve ter atenção especial é em relação a serviços de manutenção, principalmente em residências. “Aos não especialistas, pedimos que evitem realizar trabalhos em antenas, telhados e rede elétrica, especialmente em períodos de chuva”, completou o diretor Michel Cassiano.