Controle de Veículos e Cargas

A atualização do Sistema de Controle de Veículos e Cargas de Pindamonhangaba está disponível, e agora contará também com funcionalidades para o controle e pagamento da tarifa do pedágio.

O aplicativo para o cadastro de veículos de cargas pesadas foi criado para viabilizar a implantação do Sistema de Controle e Gestão dos Transportes de Cargas, regulamentado pelo Decreto nº 5635/2019 e agora também atenderá o disposto na Lei Municipal nº 4794, DE 26 DE MAIO DE 2008, que autoriza o município a cobrar a tarifa do pedágio e isenta moradores, estudantes e trabalhadores que moram foram mas exercem suas atividades de forma permanente no município.

As vias da cidade que possuem fluxo intenso de caminhões e carretas já receberam placas que alertam para a regularização e, a fiscalização que era exercida presencialmente pelos agente ou pelas câmeras do COI, passa a ser automática pelos pontos de monitoramento.

O principal objetivo deste sistema é organizar a circulação de veículos no trânsito da cidade, principalmente veículos pesados e de grande porte nos acessos urbanos, e assim melhorar a fluidez do tráfego nas vias de trânsito rápido e evitar danos da pavimentação asfáltica e de calçadas e, em especial, diminuir os riscos de acidentes.

Já com relação ao pedágio o sistema tem por objetivo melhor controle e isenção daqueles previstos na legislação vigente. É importante esclarecer que o pagamento da tarifa ocorre somente na Estrada do Atanásio, onde anteriormente já existia um ponto de cobrança, demais vias como o Anel Viário e outras rotas de controle não é necessário o pagamento da tarifa, apenas atender aos critérios de veículos pesados estabelecidos no decreto 5635 e nas placas de regulamentação ao longo da via.

Para acessar o sistema é muito fácil, basta seguir os passo:

1 – Ative seu veículo no sistema:
Através do site http://www2.admtransito.com.br/cvcp/login, faça seu cadastro e inclua seu veículo;

2 – Solicite a AETC – Autorização Especial de Trânsito de Caminhões para o caso de caminhões de carga ou a ISENÇÃO do pagamento do pedágio no caso de trabalhador ou estudante.

3 – As solicitações serão liberadas após análise da equipe técnica e você poderá acompanhar o status do processo no mesmo sistema;

Caso não seja isento e precise efetuar o pagamento do pedágio

1 – Ative seu veículo no sistema:

2 – Passe pelo pedágio da Estrada Municipal do Atanázio, sem filas e sem atraso:
• Através do sistema eletrônico a passagem do seu veículo será registrada e você será notificado pelo sistema da Ocorrência de Passagem pelo pedágio;
• As Ocorrências de Passagens estarão detalhadas no sistema de controle contendo foto, dia e horário da passagem pelo pedágio;

3 – Efetive a cobrança
• Para efetivar a cobrança e evitar multas você poderá emitir o boleto ou ainda utilizar a linha digital para efetuar o pagamento da Tarifa de Pedágio;
• O pagamento pode ser efetuado nos bancos credenciados CAIXA, SANTANDER, ITAU, BRADESCO, BANCO DO BRASIL;

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Meu veículo é de Pinda, também tenho que fazer o cadastro no aplicativo?
R. Apenas nos casos dos veículos de carga que precisem passar pelas rotas de controle, porém apenas uma vez e terá validade de um ano. Veículos de passeio licenciados no município não necessitam de cadastro.

2. É verdade que o cadastro é uma burocracia e muito complicado?
R. Não, o cadastro é bem simples, basta cadastrar o veículo com os dados que estão no documento do mesmo, e solicitar a AETC ou a ISENÇÃO. Tudo feito pelo celular ou computador sem precisar se dirigir até a sede da prefeitura.

3. Todas as vezes que o morador entrar com o caminhão na cidade terá que cadastrar?
R. Não, para os residentes no município o cadastro é apenas uma vez, com validade para 12 meses.

4. Os agentes já estão multando?
R. A fiscalização está sendo intensificada com abordagem para verificação dos documentos de carga e outros itens, isto tudo com o intuito de coibir as infrações e os veículos que transitam no município apenas para fugir do pedágio da Rodovia Presidente Dutra, portanto é necessário que solicite a autorização e regularize a situação de seu veículo.

5. Moro em Pindamonhangaba, mas meu veículo está licenciado em outra cidade?
R. O Art. 123 do CTB diz que é obrigatória a expedição de um novo Certificado de Registro nos casos de mudança de propriedade ou de domicilio/residência, devendo o proprietário do veículo expedir nova documentação em prazo máximo de 30 dias. Segundo o CTB o proprietário quem não fizer a transferência estará sujeito a multa de natureza leve no valor de R$ 88,38 e 4 pontos na CNH.

6. O que faço caso não consiga cadastrar?
R. Entre em contato com o Departamento de Trânsito e Mobilidade pelo telefone (12) 3648-4813 ou pelo canal de atendimento https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento. Estamos à disposição para sanar as dúvidas.