28/12 - Nova Rodoviária - Fique por dentro

WhatsApp Image 2023-12-28 at 15.15.58 (1)

A Rodoviária vai mudar de local a partir do dia 10 de janeiro de 2024

Esclareça as dúvidas nesta série com as 10 perguntas mais questionadas pela população em nossas redes sociais.

Com a inauguração do novo terminal, qual será o trajeto das linhas que partiam da antiga rodoviária?
Todas as linhas que operam atualmente no terminal de Pindamonhangaba irão migrar para o novo terminal, atendendo os usuários e mudando apenas o seu ponto de partida que passa a ser o novo Terminal Dutra. As linhas que acessam a rodovia Presidente Dutra não entrarão na cidade. As demais linhas seguirão o trajeto anterior. Lembrando que as linhas urbanas administradas pela Viva Pinda, de responsabilidade da Prefeitura, estão organizadas para atender essa nova demanda desde a implantação do novo contrato no início de 2023. As linhas intermunicipais e interestaduais que são de responsabilidade da EMTU, ARTESP e ANTT estão se adequando para atendimento de seus usuários.

A antiga rodoviária não vai existir mais? Existe algum projeto para esse local?
Não. Com a inauguração do novo espaço a antiga deixa de existir. A Prefeitura já está projetando o novo uso deste espaço que será direcionado para a implantação de um local vocacionado para atividades artísticas, culturais e de lazer e entretenimento.

Com a nova rodoviária os passageiros terão outras opções de destinos para novas cidades?
As linhas de transporte intermunicipal e interestadual terão embarque e desembarque na nova rodoviária. A empresa Tarobá responsável pela gestão do terminal já está em negociação com novas empresas para ampliar a composição do quadro de guichês e ofertar outras opções de destino aos munícipes. Estão apresentando a nova localização da rodoviária, com o acesso rápido a Dutra e acreditamos que em breve terão mais destinos a serem ofertados, inclusive poderá ser utilizado para paradas de apoio, onde os passageiros podem utilizar os sanitários, fazer uma refeição, para seguir viagem.

A linha Pinda-São Paulo terá alteração de trajeto? Ela deixará de passar pelo centro da cidade?
As linhas interurbanas têm como ponto inicial e final os terminais rodoviários. Elas não passarão mais pela região central e seu destino será direto pela Rodovia Presidente Dutra. Linhas municipais farão o transporte dos passageiros até a nova rodoviária.

Como os passageiros terão acesso à nova rodoviária? Terá linha urbana até o local?
Atualmente a linha urbana número 5 já acessa o novo terminal, em razão dos universitários da Unifunvic. O trajeto permanecerá o mesmo saindo de Moreira César/Vale das Acácias, passando pela região central, Shopping, Distrito Industrial até a nova rodoviária. A partir do dia 10 de janeiro, a empresa Viva Pinda irá ampliar os horários para atender melhor a população.

Sou morador do Distrito de Moreira César, como faço para acessar o novo terminal?
O acesso poderá ser feito pela linha 5 Moreira/Unifunvic. Os interessados podem conferir o horário no link www.vivapinda.com.br/rotas-e-horarios/ . Os horários serão ampliados e a Prefeitura informa que a partir do dia 4 de janeiro de 2024 entra em vigor a TARIFA INTEGRADA, que garanti o pagamento de passagem por R$ 2,25 (50% de desconto) para quem desejar fazer a integração, dentro do tempo estipulado de 60 minutos. A integração não vale como retorno dentro da mesma linha. O momento é de adaptação, portanto possíveis alterações poderão ser anunciadas para melhorar o atendimento aos usuários.

Onde consigo informações sobre as rotas dos ônibus com destino a outras cidades?
Nos sites das empresas de transporte que são responsáveis pelas linhas é possível conferir o trajeto e horários.

Haverá linha saindo do centro para o novo terminal rodoviário? Quais horários?
Sim. A Prefeitura está trabalhando junto à nova empresa para garantir a saída de 30 em 30 minutos do centro para a nova rodoviária e vice-versa. Os horários e o funcionamento serão anunciados em breve. Toda ação inovadora traz dúvidas e um descontentamento inicial, porém a Prefeitura promoverá ajustes se forem necessários.

Qual a razão de mudar o local da rodoviária para as margens da Via Dutra?
Pindamonhangaba cresce a passos largos com grande potencial de crescimento. Diante do Plano Diretor, é necessário a expansão para novas áreas para garantir um crescimento qualitativo e ordenado. O novo espaço está localizado numa posição estratégica que irá desenvolver essa região. O mercado impulsiona a instalação de novas empresas no sentido SP-RJ como a Rede Graal, que será inaugurada em breve. A nova rodoviária irá fomentar a economia e a Prefeitura já está recebendo projetos para implantação de novos loteamentos. Existem projetos ousados de mobilidade urbana para essa região como prolongamento da Carvalho Pinto e a implantação do VLP saindo de Campinas, com possível parada nesta região.

Como faço para alugar um espaço ou montar uma loja na nova rodoviária?
Para locação de espaço comercial, os interessados devem entrar em contato com a nova empresa administradora, Tarobá Construções, através dos contatos: Eloiso Nunes Filho (12) 98249-0015 ou Andreia Moreira (12) 98249-0013.