CIÊNCIA DE DADOS

A Prefeitura de Pindamonhangaba, em iniciativa pioneira através da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, investiu em ciência de dados para economia e racionalização dos recursos, objetivando tomada de decisões rápidas, baseadas em fatos e dados. Com a implantação do monitoramento de dados de gestão, secretários e prefeito têm esta ferramenta ao seu alcance, e os benefícios para além da gestão interna de recursos.
De acordo com o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, responsável pela implantação de tecnologias na administração municipal, o uso inteligente de dados melhora a eficiência da gestão pública. “Atualmente é produzido, diariamente, um grande volume de dados na Prefeitura, sendo cada vez mais necessário o controle pela tecnologia do Big Data”, disse.
A Plataforma BI (Business Intelligence) está na sala do Prefeito, que “ tem acesso a tudo que acontece no município em tempo real, podendo analisar desde dados econômicos, como arrecadação, repasse de recursos, gastos públicos, folha de pagamento, até acompanhar câmeras de monitoramento, fluxo de veículos na cidade, saber como estão autuações sobre construções, número de projetos aprovados, geração de empregos, vacinas aplicadas, vagas em creches, dentre outros indicadores”.
Sobre o sistema de inteligência, a plataforma é capaz de analisar a imagem e fazer gestão, como, por exemplo, apontar a necessidade de capinar grama em escola ou reforçar uma sinalização de trânsito, além de permitir projeções no âmbito financeiro e econômico - se tornando uma grande aliada para a tomada de decisões corretas, eficazes e rápidas.
Temos 1Doc, E-ouve, Sistema de Educação, Segurança e Sistema de Saúde e isso requer soluções de Data Science (Ciência de Dados) que incluem mecanismos como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e Big Data, ferramentas que quando usadas em conjunto conseguem ajudar a gestão na antecipação de ações.
Segundo o secretário, no mundo corporativo a maioria das organizações já entendeu a importância de promover a integração de plataformas, sejam elas em ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), sistemas customizados próprios, RH (Recursos Humanos), WMS (sistema de gerenciamento de armazém), arquivos em Excel ou dados das redes sociais. Por isso, a Prefeitura partindo deste mesmo princípio, implantou essas ferramentas de tecnologia, possibilitando que o munícipe não precise enfrentar uma burocracia virtual para usar o serviço público.
“Esse volume de dados requer ferramentas para análise e é isso que estamos fazendo. Hoje, somente grandes empresas fazem isso, agora faremos na gestão pública”, enfatizou Danilo Velloso. “O Tribunal de Contas nos audita e hoje agimos somente depois que o servidor nos reporta manualmente, causando transtornos para a Prefeitura junto a esses órgãos. Tomaremos ações antes dos problemas se concretizarem, pois todos os indicadores do Tribunal de Contas estarão automatizados”, resumiu.
Além de todos esses benefícios, o monitoramento desses dados e as ações resultantes desta gestão integrada e que antecipa soluções, melhora os indicadores de transparência, desburocratização e economia da Prefeitura. Como consequência, a intenção é elevar a cidade em patamares de investimentos, atraindo empresas e gerando empregos. “Nosso objetivo é melhorar o retorno do investimento dos investidores em nossa cidade”, finaliza Danilo Velloso.