Benefícios Plano Diretor

Plano Diretor Vigente

Como o PDP ajuda a atrair investimentos para Pindamonhangaba

Elaborado em processo tranqüilo, contando com o apoio dos mais variados setores da comunidade e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, o Plano Diretor Participativo é mais um instrumento que coloca Pindamonhangaba em posição de destaque na atração de novos investimentos.

Isso porque os grandes conglomerados econômicos ou mesmo pequenas indústrias, buscam cidades que ofereçam as condições idéias para que possam se instalar com segurança, e cada dia mais o “planejamento” ganha ponto nessa “corrida”.

Enquanto muitas cidades ainda vivem intensa disputa entre os mais variados setores, onde interesses estão em jogo para a aprovação do seu Plano Diretor, Pindamonhangaba (PDP) sai na frente, e acena para o mercado com a segurança de quem tem um projeto para o futuro.

Mais que isso, desponta como uma cidade que além de sua excelente localização geográfica, as margens da via Dutra, principal corredor econômico do País e de contar com infra-estrutura invejável (98% de esgoto tratado), conta com parâmetros sérios, que nortearão seu desenvolvimento nos próximos anos. Isso graças a elaboração e aprovação do PDP.

O PDP garante, por exemplo, que uma vez instalada em determinada área da cidade, previamente determinada como de vocação industrial, determinada indústria, não terá problemas futuros com vizinhança, já que condomínios residências não poderão ser instalados nos arredores da fábrica.

Mais que isso, ao planejar áreas propícias para a instalação de indústrias, o Plano Diretor Participativo aponta também para a necessidade da implantação de malha viária correspondente, bem como a instalação de todas as benfeitorias necessárias. Por outro lado, essa mesma indústria sabe que seus funcionários terão bairros organizados e com boa qualidade de vida para morar, já que o PDP também dita regras para a ocupação de áreas habitacionais.

Assim, Pindamonhangaba deu um passo muito importante ao ser uma das primeiras cidades do estado de São Paulo a aprovar seu Plano Diretor Participativo.

Uma cidade organizada, não só na questão do uso do solo, mas que conta com políticas sérias para seu desenvolvimento social, cultural e econômico, torna-se muito atraente para empresários que tem sua visão voltada para o futuro. Pindamonhangaba ao fazer com louvor seu Plano Diretor Participativo mostrou que é uma cidade que pensa no futuro.