24/05 - Uso da tecnologia na agricultura destaca Pindamonhangaba no Jornal Nacional

24/05 - Uso da tecnologia na agricultura destaca Pindamonhangaba no Jornal Nacional

Em uma reportagem veiculada na edição do Jornal Nacional do dia 22 de maio, Pindamonhangaba foi destaque mostrando que a tecnologia empregada em máquinas e equipamentos está ajudando no reflorestamento de propriedades rurais.
Um grupo de produtores selecionados pela Prefeitura de Pindamonhangaba vão receber recursos para fazer o reflorestamento. “Os produtores receberão sementes e cercas para proteger nascentes e poderão se adequar à legislação ambiental, mostrando que todos tem a consciência ambiental também”, salientou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Paulo Ricardo Imparato.
Para o reflorestamento, um drone adaptado leva milhares de sementes para serem lançadas nas áreas que serão reflorestadas. Segundo informações da empresa que desenvolveu as sementes peletizadas, com um cobertura que as protege das formigas e dos pássaros, o que vai garantir que eles virem uma nova árvore, uma maior chance de germinação. A empresa também opera os drones espalhando a ideia de tecnologia e fazendo muitas parcerias.
Segundo o produtor Patrick Assunpção, o novo sistema de reflorestamento é entre 20% e 25% mais barato do que o sistema tradicional. Enquanto no reflorestamento tradicional, é preciso várias etapas: é preciso ter mão de obra, passar herbicida, passar as linhas, abrir as covas, colocar adubo nas covas e plantas as mudas.
“Já no novo sistema oferecido aos produtores, fizemos uma quebra do capim que está alto e já fizemos o plantio das sementes peletizadas”, explicou o produtor.
A mata recuperada na zona rural ajuda também na produção de água na cidade e a alta tecnologia dos drones vai ainda mais longe, onde é difícil plantar. Um exemplo disso é na propriedade de Rita Gomes, que possui muitos morros e que com o drone e as sementes, tornou tudo mais fácil. “É fascinante poder participar do projeto e ter acesso a essa nova tecnologia”, explicou.