21/09 - Box da Reciclagem arrecada cerca de 250kg no primeiro mês

21/09 - Box da Reciclagem arrecada cerca de 250kg no primeiro mês

O ‘Box da Reciclagem’ – container que arrecada materiais de reciclagem, um projeto da Você Recicla em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, arrecadou entre os dias 9 e 31 de agosto (seu primeiro mês de funcionamento), 249kg280gr de reciclagem, sendo pagos R$ 255,32 às pessoas que levaram itens.
Os principais materiais recebidos foram: papelão – 22,70%; papel branco – 18,64%; óleo de cozinha – 16,71% e garradas PET – 16,42%.
Em comparação, só nos primeiros dez dias do mês de setembro já foram arrecadados 243kg. Assim, a expectativa de arrecadação deste mês é de três vezes mais que o primeiro mês. Levando em conta que a cidade está com um box funcionado, faltando ainda a inauguração do Box do Parque da Cidade, isso já gera impacto direto na preservação do meio ambiente.
Na prática, o projeto prevê que, a partir do aplicativo, o próprio consumidor localize o box de reciclagem mais próximo, levando seus resíduos sólidos recicláveis – que devem estar limpos e separados. Depois de pesados, eles são convertidos em créditos que podem ser trocados por recompensas (dinheiro em conta ou bônus), disponibilizados em aplicativo ou parcerias estabelecidas com o varejo e serviços.
Cálculo de Impacto Ambiental
Foram evitados o consumo de 12.431 litros de água.
Foram economizados 64 KWH de energia elétrica.
Foram evitados a poluição de 1.222 Kg de gás carbono na atmosfera.
“É fundamental que o poder público e os governos possam incentivar esse processo. Que aconteça, que exista nos municípios a economia circular. É importante essa iniciativa, pois gera um retorno, volta de alguma forma para o público, e colabora com as questões ambientais da cidade”, disse a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.
“A ação é pioneira na abordagem da quíntupla hélice, conceito de inovação que inclui meio ambiente. A primeira etapa de uma ação que traz resultados imediatos à população, por meio de ação social, ambiental e tecnológica”, completou o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso.