07/12 - Prefeitura de Pinda firma parceria para gestão inteligente da cidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba firmou contrato com a Scipopulis - braço da green4T - para integração e análise de dados para cidades inteligentes e soluções de mobilidade urbana.
A plataforma integra e processa dados para auxiliar a gestão pública com insights para a melhoria da administração e o direcionamento de políticas para a cidade. O projeto contempla ainda a estratégia do município em atrair investidores privados e monitorar indicadores com o objetivo de obter certificação de Cidade Inteligente.
A iniciativa voltada à inovação pelo município com o uso da plataforma da Scipopulis foi iniciada há dois anos como projeto piloto, e resultou agora em um contrato de um ano de duração. "Como principais benefícios para a população, a Prefeitura busca ter dados mais claros sobre a cidade, que ajudarão no desenvolvimento socioeconômico do município. Ao longo do contrato, a população também terá acesso, a médio prazo, das informações coletadas e analisadas pelo Plancity", explicou o CEO da Scipopulis, Roberto Speicys.
Totalmente digital, o Plancity integra, processa e apresenta dados coletados de diversas fontes em um dashboard customizado. A tecnologia permite ao gestor público compreender com precisão todo o ecossistema urbano e, por consequência, como sua cidade funciona, oferecendo, ainda, uma visão de cada bairro ou rua a partir da análise de dados socioeconômicos, censo educacional, indicadores ODS e informações de mobilidade urbana.
O processo de transformação inteligente da cidade garante à população a oportunidade de desfrutar dos benefícios, maximizando o impacto dos investimentos públicos em prol das pessoas. “Por meio dessa análise de dados, a cidade de Pindamonhangaba conseguirá tomar as melhores decisões em benefício do cidadão, como, por exemplo, identificar quais regiões do município demandam diferentes tipos de serviço e, com isso, a Prefeitura poderá atrair novos investidores”, completou Speicys.
O Secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, reforçou que o uso da tecnologia pode trazer informações importantes para a população e para o setor privado, dando visibilidade e transparência do papel do Poder Executivo sobre a cidade. “Estamos cada vez mais nos posicionando como uma cidade inovadora e inteligente e o Plancity irá nos ajudar no monitoramento de indicadores para tornar Pindamonhangaba a próxima cidade certificada como Cidade Inteligente pela ABNT do interior de São Paulo”, afirmou Danilo Velloso.
“A ferramenta poderá ser acessada por investidores, facilitando que um investidor possa fazer as análises necessárias a construção de um bom business case, também esperamos disponibilizar acesso a instituições como associação brasileira de franchising”, complementou o secretário.
“Estamos disponibilizando ferramentas para que empresários possam modelar seus negócios na cidade sem morosidade. Queremos fixar a mensagem de que Pindamonhangaba é o melhor local para investir do Brasil”, finalizou o prefeito, Dr. Isael Domingues.