Ações de Zeladoria em Moreira César retiram cerca de 300 toneladas de entulho em 15 dias
O descarte irregular de entulho e material inservível realizado pela própria população está consumindo grande parte do trabalho e do orçamento da Subprefeitura do Distrito de Moreira César. Em apenas 15 dias da atual gestão, foram retiradas 294 toneladas de lixo, entulho e material inservível em diversos bairros do Distrito.
Considerando as despesas de locação de máquina, atuação dos servidores e combustível, mensalmente, os custos para essa ação chegam a R$ 270 mil por mês. Os bairros que mais sofrem com o descarte irregular são: Terra dos Ipês, Cesar Park, Liberdade e Portal dos Eucaliptos.
A Prefeitura de Pindamonhangaba vem realizando campanha de conscientização para que a população faça o descarte de forma correta nas unidades de PEVs. “Nossa cidade tem 10 pontos que atendem a população todos os dias da semana. Somente em Moreira César temos três unidades (Mantiqueira, Liberdade e Feital). Portanto, não justifica esse comportamento de alguns que insistem em manter nossos bairros sujos”, afirmou o subprefeito José Carlos Gomes - Cal.
Além do trabalho de retirada de entulho, outras ações de zeladoria estão sendo realizadas como manutenção em bocas de lobo, capina e poda de mato e limpeza em geral. Nos últimos dias, os bairros que receberam os trabalhos foram:
- Padre Rodolfo
Realizada a retirada de entulho, roçada e conserto das bocas de lobo
- Área Central de Moreira César
Retirada de entulho
- Terra dos Ipês II
Retirada de entulho e roçada
- Terra dos Ipês I
Retirada de entulho e roçada
- Portal dos Eucaliptos
Retirada de entulho
- Liberdade
Retirada de entulho
- César Park
Retirada de entulho
- Avenida das Rosas - Vale das Acácias
Limpeza geral
Infraestrutura
A Subprefeitura realizou ainda melhorias em infraestrutura, como o trabalho executado em uma travessa nova do Feital, onde foram feitas melhorias na infraestrutura da travessa, visando maior acessibilidade e segurança para os moradores. E na região do Terminal Rodoviário, a Subprefeitura está realizando melhorias no escoamento de água, com a construção de nova galeria para otimizar o fluxo das águas pluviais e evitar alagamentos.
Outro projeto da Subprefeitura é a realização de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade, na retirada de materiais como sofá, colchões, guarda roupa e móveis em bom estado de conservação.
“A ideia é lançarmos um programa para que de forma agendada possamos retirar esse tipo de material inservível e levar para as oficinas do Reinvente realizar a recuperação e poder ser aproveitado por outras famílias”, afirmou Cal.